SOS RS: após chuva durante a madrugada, nível do lago Guaíba sobe rapidamente

 
O nível do lago Guaíba, em Porto Alegre, voltou a subir durante a madrugada desta segunda-feira (13), em razão das chuvas que atingem a capital gaúcha e regiões já afetadas pelos temporais, como o vale do Taquari, desde a última semana.

De acordo com monitoramento divulgado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) do Rio Grande do Sul, o nível do Guaíba chegou a 4,84 metros às 9h – 20 centímetros a mais do que o registrado à meia-noite. O nível de alerta do lago é 2,5 metros; a inundação ocorre quando chega a três metros.

As chuvas deste final podem levar o Guaíba a alcançar nível máximo em torno de 5,5 metros entre esta segunda e terça-feira (14), nível recorde.

O Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul informa que o nível recorde até o momento (5,3 metros) foi registrado há uma semana.


 
Nas últimas 24 horas, foram registrados 80 mm de chuva nas cidades da região serrana. “Praticamente todos os grandes rios do estado apresentam tendência de elevação, com elevações rápidas em cotas de inundação severa nas bacias dos rios Caí e Taquari, e posteriormente chegando no Jacuí, sendo que as cidades nos deltas das respectivas bacias estão com a permanência da cheia”, destacou a Sala de Situação do governo do Rio Grande do Sul.

Os rios Gravataí e Sinos também registram aumento no nível. Por conta da geografia da região, a água desce para o delta do Jacuí com o Guaíba, ou seja, o nível do lago deve continuar subindo e chegar perto de 5,5 metros nesta terça (14), destaca nota divulgada pelo governo gaúcho.

Porto Alegre tem 14.225 pessoas em abrigos temporários da Prefeitura e entidades parceiras. Ao todo, 162 estruturas foram montadas para prestar assistência à população atingida pelas enchentes na capital gaúcha e região metropolitana. Desse total, 103 abrigos contam com vigilância privada – 19 com suporte durante as 24 horas do dia e 94 das 19h às 7h.

Dois abrigos são exclusivos para mulheres e crianças. Um fica na zona sul e outro no bairro Santa Cecília. No Foro Regional do Partenon está sendo preparado novo abrigo.


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.