Toffoli anula decisões da Lava-Jato contra o empresário Marcelo Odebrecht

     
    O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), anulou, nesta terça-feira (21), todas as decisões da 13ª Vara Federal de Curitiba, responsável pela Operação Lava-Jato, contra o empresário Marcelo Odebrecht, ex-presidente da Odebrecht (hoje Novonor).

    A decisão foi tomada após pedido da defesa do empresário. Os advogados alegaram que o caso de Marcelo Odebrecht era semelhante ao de outros réus da Lava-Jato, cujos processos foram anulados por irregularidades na condução das investigações.

    Toffoli também determinou o trancamento dos procedimentos penais contra Odebrecht. No entanto, a anulação não alcança o acordo de delação firmado pelo empresário no âmbito da operação.

    De acordo com o ministro, os integrantes da Lava-Jato, em conluio, ignoraram o devido processo legal, o contraditório, a ampla defesa, a institucionalidade para garantir seus objetivos pessoais e políticos.


     
    “Diante do conteúdo dos frequentes diálogos entre magistrado e procurador especificamente sobre o requerente, bem como sobre as empresas que ele presidia, fica clara a mistura da função de acusação com a de julgar, corroendo-se as bases do processo penal democrático”, destacou Toffoli na decisão.

    A prisão de Marcelo Odebrecht, a ameaça dirigida a seus familiares, a exigida desistência do direito de defesa como condição para obter a liberdade e a pressão retratada por seu advogado “estão fartamente demonstradas nos diálogos obtidos por meio da Operação Spoofing”, que foram obtidas a partir das mensagens trocadas por membros da Lava-Jato e obtida por hackers.

    Tais diálogos demonstraram de forma inequívoca o conluio entre os acusadores, comandados pelo ex-procurador e deputado cassado Deltan Dallagnol, e o então juiz Sérgio Moro, atualmente no exercício de mandato de senador

    Na opinião de Toffoli, isso comprova que procuradores de Curitiba desrespeitaram o devido processo legal, agiram com parcialidade e fora da respectiva esfera de competência.


    Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.