Os caça-causas

(*) Lêda Lacerda

Se não tem uma causa, tenha.
Se não tem tempo para ter uma causa, arrume.
Se você tem uma causa, mas não tem razão, não importa.
Se não tem ideia de qual causa deve ter, siga o cardume rumo à cachoeira.

Hoje em dia, ter uma causa é quase tão fundamental para sua vida quanto ter um celular em punho. Causa acalma, causa converge.
Você com uma causa é como uma biruta com vento.
Você ganha um sentido, uma razão, um chiclete para mascar e preencher a boca sem discurso.

Causas, qualquer uma, têm valor. E quanto mais você tem causas mais é o seu valor também. Então, tenha a sua causa!
Como nobre ingleses caçam raposas, cace causas. Colecione causas…
Corra, acuse, manifeste, indigne-se, grite, agrida e, principalmente, agrupe-se.
Tem a turma da facu, o grupo do Whats, os bons cidadãos do condomínio, os ultrajados com tudo e o megafone de pulga que são as redes sociais. Aproveite que o Facebook tem campanha para você fazer parte de um grupo, ache sua causa como quem busca sexo no Tinder e cause.
Um grupo, mesmo pequeno, com um causa se agiganta.
Afinal, os outros estão aí para serem errados.
Quem? Quem você achar diferente. Os fascistas, os racistas, os machistas, os comunistas, os motoristas, os pedestres, os do outro time, outro sexo, outra cor, os que comem carne, pedalam na contramão e não levam sacola no supermercado.

Berrar contra um errado é como tomar banho de cachoeira. Alivia, refresca, reanima e limpa ficha suja.
Arrume sua causa e vá à luta. Já!!!
Quem sabe faz, uma hora você preenche o vazio que realmente o amola.

(*) Lêda Lacerda – paulistana, estudou no Colégio Rio Branco e formou-se em enfermagem pela USP. Sempre se interessou por moda e nas horas vagas por escrever sobre experiências de vida. Anos mais tarde, ingressou profissionalmente no universo da moda, tendo também se dedicado à formação de modelos e atores. A paixão pela escrita permanece até hoje, hobby que usa para traduzir em letras a emoção e o amor que marcam seu cotidiano.

As informações e opiniões contidas no texto são de responsabilidade exclusiva do autor, não refletindo obrigatoriamente o pensamento e a linha editorial deste site de notícias.


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.