Após intensa caçada, a polícia do Reino Unido capturou nesta quarta-feira (10) Kyle Clifford, de 26 anos, suspeito de matar a esposa e duas filhas de John Hunt, comentarista de turfe da emissora BBC. No assassinato, Clifford possivelmente usou uma balestra, espécie de arco e flecha em formato de cruz. Após a prisão, Clifford foi submetido a tratamento médico devido a ferimentos.
O crime ocorreu na noite de terça-feira, em uma casa da cidade de Bushey, ao norte de Londres. Policiais e médicos foram chamados ao local, encontrando gravemente feridas Carol Hunt, de 61 anos, e Louise e Hannah – de 25 e 28 anos, respectivamente. Logo em seguida, foram declaradas mortas. Antes, um vizinho teria escutado “gritos estridentes” partindo da casa.
O comissário-chefe Jon Simpson descreveu o triplo homicídio como “um horrível incidente envolvendo o que se acredita ser uma balestra, mas outras armas também podem ter sido usadas”. Agentes armados e equipes de busca especializadas participam da caça humana.
Simpson advertira o público a não se aproximar do presumível assassino, caso o aviste. Dirigindo-se diretamente a ele, apelou: “Kyle, se você estiver vendo ou escutando isto, por favor faça contato com a polícia.”
A polícia parte do princípio de que foi um homicídio intencional. As autoridades não informaram se Kyle Clifford tinha conexões com as vítimas, mas segundo fontes da imprensa britânica seria namorado de uma das jovens mortas. A BBC noticiou que ele teria abandonado o Exército britânico após breve serviço militar em 2022.
Arma usada em guerras na Idade Média
Balestras ou bestas são armas encontradas já na Grécia do século 5º antes de Cristo. Na Idade Média, desenvolveram-se ao ponto de ser empregadas na guerra no Ocidente e Oriente.
O arco é montado sobre uma haste transversal e acionado por um gatilho, permitindo lançar com grande precisão flechas curtas, dardos e outros projéteis. Versões modernas, altamente sofisticadas, são usadas sobretudo na caça, embora alguns países, entre eles o Brasil, ainda treinem seus militares no manejo dessas armas brancas.
Em nota a sua equipe, a diretoria da BBC Radio 5 Live – principal canal de notícias e esportes da emissora britânica – definiu o ocorrido como “profundamente devastador”.
Os membros da Sky Sports Racing, para a qual o conhecido comentarista de corridas também trabalha, declararam-se na plataforma X “profundamente entristecidos pelas mortes trágicas”, e que “nossos pensamentos estão com o nosso colega John Hunt, sua família e amigos, neste momento terrível”.
Ministra promete regulamentar arma branca
A ministra britânica do Interior, Yvette Cooper, classificou os assassinatos na família Hunt como “realmente chocantes”. Segundo uma porta-voz da pasta, ela pretende “considerar rapidamente se as leis precisam ser endurecidas” em relação a essa variante de arco e flecha.
No Reino Unido não é necessário ter licença para possuir uma balestra, mas é ilegal portar uma em público sem justificativa válida. Em março de 2024, dois indivíduos foram feridos em ataques distintos com balestras na área de Londres Shoreditch. Um suspeito de 47 anos foi preso.
No Natal de 2021, após ser detido no terreno do Castelo de Windsor portando uma balestra, Jaswant Singh Chail, de 21 anos, declarou que pretendia assassinar a rainha Elizabeth 2ª. Ele foi condenado em outubro de 2023 a nove anos de prisão por crime de traição. (Com agências internacionais)
Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.