Comício de Trump é interrompido após sons de tiros; republicano foi atingido na orelha

 
Um comício de campanha de Donald Trump no estado da Pensilvânia foi interrompido de maneira abrupta, neste sábado (13), após disparos de arma de fogo. O ex-presidente foi retirado às pressas do evento por agentes do Serviço Secreto.

Em vídeos que registravam o comício é possível ouvir os estampidos e Trump levando a mão à orelha. Na sequência, vários apoiadores que estavam atrás do ex-presidente se abaixaram e gritaram. Agentes se lançaram sobre Trump e, após verificar seu estado, retiraram o republicano do palanque e o escoltaram até um veículo da sua comitiva.

Ao se reerguer no palanque antes de deixar o local, Trump parecia ter um pouco de sangue na orelha direita, na bochecha e nas mãos. Ele levantou o punho nesse momento, em aparente gesto para os apoiadores.

De acordo com Anthony Guglielmi, chefe de comunicações do Serviço Secreto dos EUA, o ex-presidente está em segurança. “O Serviço Secreto implementou medidas de proteção e o ex-presidente está em segurança. Essa é agora uma investigação ativa do Serviço Secreto. Mais informações serão divulgadas quando disponíveis”, afirmou Guglielmi em comunicado.


 
“Trump está bem”

A emissora de televisão norte-americana CNN informou que Trump foi ferido, mas não esclareceu que tipo de ferimento ele teria sofrido.

O porta-voz do pré-candidato republicano, Steven Cheung, disse que ele “está bem”. ”O presidente Trump agradece às autoridades policiais e aos socorristas por sua ação rápida durante esse ato abominável. Ele está bem e está sendo examinado em um centro médico local. Mais detalhes virão em seguida”, disse Cheung.

Autoridades locais confirmaram à agência de notícias Associated Press a morte do atirador e de uma pessoa que estava na plateia do evento. A identidade e motivação do suspeito ainda são desconhecidas.

Trump e o atual presidente americano Joe Biden, candidato à reeleição pelo Partido Democrata, estão tecnicamente empatados na disputa pela Casa Branca, como apontam pesquisas Reuters/Ipsos.

Como ex-presidente, Trump tem direito a proteção vitalícia pelo Serviço Secreto. Ele também recebeu proteção extra por ser o provável candidato republicano – a candidatura só será oficializada na segunda-feira. (Com agências internacionais)


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.