Dois dos principais concorrentes de Kamala Harris à Casa Branca dentro do Partido Democrata desistiram de disputar a Presidência dos Estados Unidos e anunciaram, nesta segunda-feira (22), apoio à atual vice-presidente. Desde que Biden anunciou sua desistência, cinco dos principais democratas cotados para encabeçar a chapa democrata saíram da corrida e expressaram apoio a Harris.
Gretchen Whitmer, governadora do estado do Michigan, e J. B. Pritzker, governador de Illinois, declararam apoio a Harris na disputa contra Donald Trump. Com isso, já são cinco os nomes de pré-candidatos democratas que apoiam Kamala Harris abertamente. Os outros são Gavin Newsom, governador da Califórnia; Josh Shapiro, governador da Pensilvânia; e Dean Phillips, deputado por Minnesota.
Senador pelo estado de Ohio, Sherrod Brown, também cotado para concorrer contra Harris dentro do partido, ainda não se manifestou.
Após deixar a disputa, Biden anunciou apoio a Kamala, que passou a receber apoio de outros políticos influentes do partido, como Bill e Hillary Clinton.
Outros governadores democratas já manifestaram apoio a Harris: Tim Walz (Minnesota), Wes Moore (Maryland), Andy Beshar (Kentucky) e Tony Evers (Wisconsin).
Contudo, nomes de destaque entre os democratas, como Barack Obama e Nancy Pelosy, ex-presidnete da Câmara dos Representantes, ainda não se pronunciaram sobre o tema.
Matéria relacionada
. Biden desiste de concorrer à reeleição e declara apoio à vice Kamala Harris
A lista de apoiadores de Kamala aumentou ao longo da tarde e da noite de domingo (21). A iniciativa partiu de nomes fortes no Partido Democrata, que poderiam ser concorrentes de Harris na disputa pela indicação da legenda.
É o caso dos governadores da Califórnia e da Pensilvânia, Gavin Newsom, governador da Califórnia, e Josh Shapiro, governador da Pensilvânia, inicialmente não manifestaram apoio à atual vice-presidente dos EUA, mas horas depois foram explícitos.
“Farei tudo ao meu poder para ajudar a eleger Kamala Harris como a 47ª presidente dos EUA”, disse Shapiro. “Com nossa democracia em jogo, ninguém é melhor para vencer a visão sombria de Trump que Kamala”, afirmou Newsom.
Dean Phillips, deputado por Minnesota, que poderia ser um potencial concorrente de Kamala, disse que concorda com Obama em relação a um processo “breve, transparente e competitivo” para escolha do candidato democrata.
Opiniões divergentes
Dmitri Mehlhorn, conselheiro de Reid Hoffman, fundador do LinkedIn e grande doador democrata, declarou apoio a Kamala Harris e a chamou de “o sonho americano personificado”, observando que ela é filha de imigrantes: “mal posso esperar para ajudar a eleger a Presidente Harris.”
O senador Peter Welch, primeiro democrata do Senado a pedir para Biden desistir da candidatura à reeleição, também defendeu um processo aberto para nomear um novo candidato do partido.
Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.