A mãe de cesárea!!!

(*) Lêda Lacerda

Uma sala fria, uma mãe sozinha, médicos e enfermeiros conversando sobre o café da manhã.

Acesso, sonda, anestesia.

A ansiedade transbordando o peito por meses para conhecer o filho.

A mãe de cesárea, uma mulher corajosa. Acredite, quem se dispõe passar por essa cirurgia é com certeza uma mulher de coragem.

Para quem acredita que a mãe de cesárea sentiu menos dor, convido a imaginar a sensação de um pós-cirúrgico depois de uma incisão de aproximadamente 10 centímetros na pele, outra menor no útero, cortando oito camadas de tecido no caminho.

A mãe de cesárea sente dor por dias, por meses e por uma vida toda com a cicatriz que deu vida a seu filho.

A mãe de cesárea geralmente espera 12 horas após o nascimento para poder pegar seu filho no colo pela primeira vez. Ela levanta da cama e sente a dor de quem doou o corpo para o filho.

A mãe de cesárea vai para casa recém-operada, costurada, ela levanta e sente dor, ela tosse e sente dor, mesmo assim a mãe de cesárea dia e noite cuida do filho recém-nascido.

E depois que tudo passou, a mãe de cesárea olha para o filho e conclui: “VALEU A PENA!” E tudo mais que fosse preciso para trazer seu filho ao mundo.

(*) Lêda Lacerda – paulistana, estudou no Colégio Rio Branco e formou-se em enfermagem pela USP. Sempre se interessou por moda e nas horas vagas por escrever sobre experiências de vida. Anos mais tarde, ingressou profissionalmente no universo da moda, tendo também se dedicado à formação de modelos e atores. A paixão pela escrita permanece até hoje, hobby que usa para traduzir em letras a emoção e o amor que marcam seu cotidiano.

As informações e opiniões contidas no texto são de responsabilidade exclusiva do autor, não refletindo obrigatoriamente o pensamento e a linha editorial deste site de notícias.


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.