Barack e Michelle Obama declaram apoio à candidatura de Kamala Harris

     
    O ex-presidente americano Barack Obama anunciou nesta sexta-feira (26), ao lado da mulher, Michelle Obama, apoio à candidatura de Kamala Harris à Casa Branca. Havia uma expectativa em torno do endosso do ex-presidente, o nome mais popular do partido Democrata, à indicação para disputar a presidência contra o candidato republicano Donald Trump.

    O apoio foi anunciado por meio de um vídeo que mostra Harris aceitando uma ligação telefônica conjunta do casal Obama.

    “Ligamos para dizer que Michelle e eu não poderíamos estar mais orgulhosos de apoiar você e fazer tudo o que pudermos para que você passe por essa eleição e chegue ao Salão Oval”, disse o ex-presidente a Harris.

    Michelle Obama afirmou: “Não posso fazer essa ligação sem dizer à minha garota, Kamala, que estou orgulhosa de você”. “Isso vai ser histórico”, acrescentou.

    Harris recebeu a ligação enquanto caminhava nos bastidores de um evento, acompanhada por um agente do Serviço Secreto. Ela agradeceu a amizade do ex-casal-presidencial e disse que está ansiosa para “chegar lá, estar na estrada” com eles nos próximos três meses de campanha.

    “Vamos nos divertir um pouco com isso também, não vamos?”, destacou Harris.

    A vice-presidente ainda não é oficialmente a candidata democrata, mas, de acordo com uma pesquisa da Associated Pres, já garantiu o apoio público da maioria dos delegados à Convenção Nacional Democrata, que começa em 19 de agostos.


     
    Partido democrata fechado com Harris

    Michelle e Barack Obama são talvez as últimas figuras importantes do partido a endossar Harris formalmente. Além de populares, eles são um importante ativo para a campanha democrata por sua capacidade de atrair recursos.

    Biden apoiou Harris uma hora após anunciar, no último domingo (21), a decisão de encerrar sua campanha, em meio a um clima de preocupação sobre a sua capacidade de derrotar Trump.

    A ex-presidente da Câmara dos Deputados Nancy Pelosi, o líder da maioria no Senado, Chuck Schumer, o líder democrata na Câmara, Hakeem Jeffries, o líder da minoria na Câmara, Jim Clyburn, o ex-presidente Bill Clinton e a ex-secretária de Estado Hillary Clinton demonstraram apoio nos dias seguintes.

    O casal Obama, no entanto, foi cauteloso enquanto Harris assegurava o apoio de delegados do partido e de alguns dos principais eleitores democratas e arrecadava mais de US$ 120 milhões (cerca de R$ 678 milhões).

    A declaração inicial de Barack Obama após o anúncio da desistência de Biden não mencionou Harris. Em vez disso, ele falou genericamente sobre a indicação de um nomeado para suceder a Biden: “Tenho uma confiança extraordinária de que os líderes de nosso partido serão capazes de criar um processo do qual surja um um candidato excepcional”, escreveu o ex-presidente na época. (Com agências internacionais)


    Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.