Cidade de São Paulo registrou a pior qualidade de ar em todo o planeta, nesta segunda-feira

TLMELO – Flickr

 
A qualidade do ar na cidade de São Paulo jamais esteve tão ruim, segundo dados da Companhia Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (Cetesb). Os paulistanos começaram a semana debaixo de intensa poluição, quadro que dificulta a respiração.

Das 22 estações de medição localizadas na região metropolitana, nove indicam situação “muito ruim” (Carapicuíba, Parque Dom Pedro II, Pinheiros, Osasco, Marginal Tietê, Perus, Santana, Itaim Paulista e Nossa Senhora do Ó.), onze marcam “ruim” (Cerqueira César, Congonhas, Grajaú, Duas Pimentas, Paço Municipal, Ibirapuera, Interlagos, Mauá, Pico do Jaraguá, São Bernardo do Campo – Centro e Santo Amaro) e apenas duas “moderada” (Diadema e Santo André-Capuava).

Nenhuma estação da região metropolitana registrou situação “péssima”. Contudo, a Cetesb ressalta que a situação é a pior em 43 anos de medição automática da qualidade do ar na região metropolitana.

De acordo com o site IQAir, organização não governamental parceira da Organização das Nações Unidas que mede a qualidade do ar em todo o planeta, na manhã desta segunda-feira (9), São Paulo era a pior cidade em termos de qualidade do ar. À tarde, a capital paulista aparece como a segunda pior, conforme a plataforma, baseada na Alemanha.

Matéria relacionada
. Seca recorde no Brasil impacta rios da América Latina

Esse cenário, extremamente preocupante, decorre de uma combinação de fatores. Um dos fatores são as queimadas em todo o País, cuja fumaça está sendo carregada para o Sudeste, comprometendo sobremaneira a qualidade do ar. Outro problema está relacionado às condições meteorológicas, que, somadas à poluição, desfavorecem a dispersão da fumaça. A falta de chuva é outro fator preponderante.

Segundo o IQAir, na manhã desta segunda-feira, São Paulo era a cidade com a pior qualidade de ar do mundo, seguida de Lahore, no Paquistão, e Kinshasa, na República Democrática do Congo. Na parte da tarde, a situação se inverteu; Lahore era a mais poluída, seguida da capital paulista.

O planeta está diante de uma crise climática alarmante, que, como tem afirmado o UCHO.INFO, alcançou um ponto de não retorno. Medidas para evitar o agravamento da crise climática têm sido anunciadas ao longo dos últimos anos, em especial nas reuniões sobre o clima, mas as metas fixadas estão longe de serem cumpridas. Isso porque as nações desenvolvidas resistem a assumir o papel que lhes cabe.


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.