Israel inicia ataques terrestres “limitados e direcionados” no Líbano; EUA preveem investida maior

 
Tropas israelenses iniciaram na madrugada desta terça-feira (1) ataques terrestres “limitados” no Líbano. É a primeira vez desde 2006 que Israel realiza operações terrestres no país.

Os ataques são “localizados e direcionados” contra alvos do Hezbollah e infraestruturas que seriam do grupo no Líbano. De acordo com informações das Forças de Defesa de Israel, as ações acontecem em localidades próximas à área de fronteira do sul do Líbano e “representam uma ameaça imediata para as comunidades israelitas no norte de Israel”. Segundo as FDI, a escolha dos alvos foi baseada em “informações precisas”.

Por outro lado, o grupo Hezbollah afirma que Israel não conseguiu avançar. Às 21h12 de segunda-feira (horário de Brasília), o grupo extremista declarou que “até o momento, Israel falhou miseravelmente em avançar pelas fronteiras libanesas.”

O Exército israelense informa que os ataques israelenses continuarão no Líbano, como se a soberania do país pudesse ser violada. “As forças israelenses seguirão atacando, prejudicando e degradando as capacidades militares do Hezbollah” no território libanês.

Os israelenses afirmaram que as ações seguem um detalhado plano estabelecido pelo governo de Tel Aviv e pelo Comando das FDI no Norte. Israel também acrescentou que os soldados “treinaram e se prepararam” para essa tarefa nos últimos meses e que a Força Aérea e a artilharia prestam apoio nos trabalhos feitos em solo.

A operação terrestre foi aprovada em reunião do gabinete de segurança israelense na noite desta segunda-feira (horário local). O site Axios destaca que duas autoridades israelenses apontaram que a decisão do gabinete enfatizou que a operação é direcionada e limitada em tempo e escopo, não tendo o objetivo de ocupar o sul do Líbano.

Paralelamente, os ataques na Faixa de Gaza, que está quase que totalmente destruída, e outras áreas também continuarão, informaram em comunicado. “As forças israelenses continuam a operar para atingir os objetivos da guerra e fazem tudo o que é necessário para defender os cidadãos de Israel e devolver a população do norte às suas casas”.

Imagens mostram incêndios em diversas áreas atingidas por ataques israelenses. Em uma delas, é possível ver fogo em uma área alvo de um ataque aéreo em um bairro no subúrbio ao sul de Beirute, próximo ao aeroporto internacional da capital do Líbano. Moradores locais da cidade libanesa de Aita al-Shaab, na fronteira, relataram pesados bombardeios e o som de helicópteros e drones sobrevoando o local.

“Uma instalação de armazenamento de lançadores de mísseis superfície-ar que o Hezbollah havia posicionado a aproximadamente 1,5 km do aeroporto internacional de Beirute foi desmontada em um ataque preciso das Forças de Defesa de Israel (FDI). Essa infraestrutura representa uma ameaça tanto para o espaço aéreo libanês quanto para o internacional”, destaca o Exército israelense em comunicado.

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos informa que as incursões pontuais servem como preâmbulo de uma investida maior por parte do Exército israelense.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.