(*) Gisele Leite
Cid Moreira era jornalista, locutor e apresentador. Faleceu em Petrópolis devido a pneumonia, com noventa e sete anos. Apresentou o Jornal Nacional cerca de oito mil vezes. Iniciou sua carreira no rádio em 1944, em 1951 transferiu-se para o Rio de Janeiro quando fora contratado pela Rádio Mayrink Veiga e, a partir de 1956 começou a ter experiências na televisão.
Sua estreia como locutor de noticiários aconteceu em 1963, no Jornal de Vanguarda, da TV Rio o que marcou sua carreira no jornalismo. Sua voz icônica e perfeita pode mesmo ser considerada como a Voz do Brasil.
Durante mais de duas décadas e meia foi o principal rosto do Jornal Nacional e se tornou sinônimo de credibilidade, e seu “boa noite” marcou a televisão brasileira. A partir de 1990, começou a se dedicar a gravação de salmos bíblicos e, em 2011 realizou o objetivo de gravar a Bíblia na íntegra e, foi um estrondoso sucesso de vendas.
Na Copa do Mundo, Cid gravou a icônica vinheta “Jabulaaani!” para a cobertura do “Fantástico” e outros programas esportivos da Globo, adicionando mais uma página memorável à sua notável carreira.
Em 2010, foi lançada a biografia intitulada “Boa Noite – Cid Moreira, a Grande Voz da Comunicação do Brasil”, escrita por sua esposa Fátima Sampaio Moreira. Em nossos corações e memórias… a sua importância jamais morrerá.
(*) Gisele Leite – Mestre e Doutora em Direito, é professora universitária.
As informações e opiniões contidas no texto são de responsabilidade exclusiva do autor, não refletindo obrigatoriamente o pensamento e a linha editorial deste site de notícias.
Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.