Antonio Augusto Amaral de Carvalho, o “Seu Tuta”, fundador da Jovem Pan, morre aos 93 anos

    Fundador da Rádio Panamericana, que anos mais tarde se tornaria Jovem Pan, Antonio Augusto Amaral de Carvalho, conhecido como “Seu Tuta”, morreu aos 93 anos, nesta segunda-feira (4), na cidade de São Paulo. A informação foi divulgada pelo Grupo Jovem Pan e a causa da morte não foi revelada.

    “É com imenso pesar que o Grupo Jovem Pan anuncia o falecimento de Antônio Augusto Amaral de Carvalho, aos 93 anos. Fundador da Jovem Pan, Seu Tuta, ícone da comunicação, revolucionou a história da Rádio Jovem Pan e marcou época na televisão. Ele estava internado no Hospital Sírio Libanês com a saúde debilitada”, diz o comunicado divulgado pela emissora.

    “Pai, marido, avô, bisavô e querido por centenas de funcionários. Antônio Augusto Amaral de Carvalho começou a entrar para a história já nos tempos da TV Record. Seu Tuta imortalizou a frase: ‘Ninguém faz sucesso sozinho’”, finaliza a nota de pesar.

    Em 1940, Tuta entrou no meio jornalístico, em programas de televisão e rádio. Em seguida, na década de 1960, ajudou a criar festivais de música na TV Record, impulsionando movimentos como a Tropicália e a Jovem Guarda. Na emissora, formatou o programa Família Trapo e trabalhou com grandes nomes da televisão, como Hebe Camargo, Jô Soares e Ronald Golias.

    Nos anos 1970, Seu Tuta transformou a Rádio Panamericana em Jovem Pan, com a qual foi pioneiro nas transmissões esportivas ao vivo a partir de estádios fora do eixo Rio-São Paulo. Quando idealizou a Jovem Pan Online, se tornou o primeiro comunicador a apostar em transmissões pela internet.

    Durante a exitosa carreira como empresário de comunicação, Seu Tuta venceu o prêmio APCA, da Associação Paulista de Críticos Teatrais. Recebeu dez Troféus Roquette Pinto, três Troféus Governador do Estado e dois Troféus TV Tupi.


     
    Tuta era filho do empresário e advogado Paulo Machado de Carvalho – o “Marechal da Vitória” (Copas de 1958 e 1962) e fundador da TV Record – que dá nome ao Estádio do Pacaembu, em São Paulo, e irmão de Paulo Machado de Carvalho Filho, que também trabalhou na rádio e TV Record.

    O empresário presidiu a Rádio Jovem Pan entre 1973 e 2014, ano em que deu o cargo para seu filho Antônio Augusto Amaral de Carvalho Filho, o Tutinha, que deixou o cargo em 2023.

    Determinado, coerente e visionário

    Com invejável visão da comunicação como negócio, sem abandonar o compromisso de informar com base na verdade dos fatos, Seu Tuta conseguiu fazer da Jovem Pan a mais importante emissora de rádio do País. A Pan perdeu a audiência qualificada quando começou a flertar com o radicalismo informativo, algo que Tuta sempre condenou, mas agradou ao bolsonarismo.

    Uma das marcas da personalidade de Seu Tuta é a valorização do trabalho em equipe, premissa nas redações e nos bastidores do rádio e da TV. É por isso que o título de sua biografia carrega a frase: “Ninguém faz sucesso sozinho”.

    Sempre atento ao que era levado ao ar pela rádio, Seu Tuta era uma espécie de zelador da informação, não permitindo que notícias à margem do bom jornalismo tivessem espaço na Jovem Pan. Foi essa determinação, marcada pela ética e pela responsabilidade, que fez do Seu Tuta um dos pilares da comunicação no Brasil.

    Tuta tinha algo incomum atualmente: gentileza. Tratava qualquer pessoa com lhaneza e atenção, algo que o editor do UCHO.INFO teve o prazer de constatar nas ocasiões em que estiveram juntos. O Brasil perde um exemplo de ser humano, um homem que tinha a notícia correta como regra inviolável.

    Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.