O novo primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, anunciou, no domingo (23), a convocação de eleições legislativas antecipadas para 28 de abril, no âmbito de guerra comercial e de fortes tensões com o vizinho Estados Unidos.
Carney, que se tornou primeiro-ministro no último dia 14 de março após a renúncia de Justin Trudeau, decidiu antecipar a eleição em seis meses, já que as últimas pesquisas indicam que o governista Partido Liberal (PL) pode vencer pela quarta vez consecutiva e obter a maioria no Parlamento.
Uma análise de pesquisa da emissora pública canadense, a CBC, coloca o Partido Liberal, de Carney, com uma intenção de voto de 37,5%, o que pode lhe dar 174 das 338 cadeiras na Câmara dos Comuns, duas a mais que a maioria.
O Partido Conservador (PC), liderado por Pierre Poilievre, aparece com 37,1% dos votos e 134 assentos.
Atrás deles estaria o separatista Bloco Quebequense (BQ) com 26 assentos, o social-democrata Novo Partido Democrático (NPD) com 7, e o Partido Verde com 2.
A pré-campanha eleitoral já vem sendo marcada pelas ameaças do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de tornar o Canadá o 51º estado do país vizinho.
Desde que assumiu o cargo em 20 de janeiro, Trump impôs tarifas sobre algumas importações canadenses e indicou sua disposição de usar a “força econômica” dos EUA para anexar o Canadá.
Pesquisas revelam que as ameaças de Trump se tornaram a principal preocupação do eleitorado canadense, à frente das questões econômicas que minaram o apoio aos liberais em 2024 e acabaram forçando a renúncia de Trudeau.
Há alguns meses, os liberais de Carney e Trudeau pareciam estar fadados a sofrer uma derrota eleitoral histórica. Mas a volta de Trump mudou o quadro, aumentando a popularidade dos liberais e prejudicando a candidatura do populista conservador Poilievre. Antes considerado o favorito na disputa, Poilievre passou a ser visto negativamente por parte do eleitorado como muito parecido com Trump.
Enfrentar Trump
Após uma reunião com a governadora-geral do país, Mary Simon – que exerce as funções de chefe de Estado –, e na qual foi oficializada a convocação de novas eleições, Carney abordou as ameaças que Trump vem dirigindo ao Canadá desde janeiro.
“Estamos enfrentando a crise mais significativa de nossas vidas por causa das ações comerciais injustificadas do presidente Trump e suas ameaças à nossa soberania”, disse.
“O presidente Trump proclama que o Canadá não é um país de verdade. Ele quer nos separar para que os EUA possam nos possuir. Não deixaremos isso acontecer. Superamos o choque da traição, mas nunca devemos esquecer as lições. Temos que cuidar uns dos outros”, acrescentou Carney. “Estou pedindo aos canadenses um mandato forte para enfrentar o presidente Trump.” (Com agências internacionais)
Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.