Bolsonaro apoia o “tarifaço” de Trump, contraria o agronegócio e fala em “vírus comunista”

Quando afirmamos que Jair Bolsonaro flerta com a delinquência intelectual, não se trata de exagero jornalístico, mas mera constatação da realidade. Afinal, o ex-presidente não desiste de fazer declarações absurdas e que desafiam o bom-senso.

Bolsonaro defendeu publicamente o pacote tarifário anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e aproveitou para criticar a possibilidade de o Brasil reagir com medidas equivalentes. A declaração foi publicada nesta terça-feira (2), nas redes sociais.

De acordo com o golpista fracassado, a resposta do governo brasileiro deveria ser a extinção da mentalidade socialista que impõe grandes tarifas aos produtos americanos.

Na mensagem, Bolsonaro afirma que Trump “protege seu país de um vírus socialista” e que a escalada de tensões comerciais entre Brasil e Estados Unidos “não é uma estratégia inteligente e que preserva os interesses do povo brasileiro”. Ele defende a redução de impostos a produtos americanos e uma tentativa de um acordo comercial com o governo esquizofrênico de Trump.

Matéria relacionada

Em outras palavras, Jair Bolsonaro apoia os delírios do presidente americano e, a reboque de questões ideológicas, teta tirar proveito político da situação, que, vale lembrar, impulsionará a inflação global e provocará recessão nos Estados Unidos, caso as medidas continuem em vigor.

Reciprocidade tarifária
. Trump anuncia “tarifaço” e decide taxar todos os produtos brasileiros em 10%

A manifestação de Bolsonaro contraria a posição da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), grupo historicamente alinhado a pautas do ex-presidente. O presidente da FPA, deputado Pedro Lupion (PP-PR), defendeu a aprovação urgente do projeto de lei 2.088/2023, que autoriza o governo brasileiro a adotar medidas equivalentes às barreiras comerciais impostas por outros países aos produtos brasileiros.

“Precisamos de uma lei. Os grandes players do comércio mundial têm instrumentos legais para proteger seus interesses. O Brasil, não”, disse Lupion na terça (1º). A proposta já foi aprovada no Senado por unanimidade e está na pauta da Câmara dos Deputados. Caso o requerimento de urgência seja aprovado, o texto poderá ser votado ainda nesta semana.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.