Ataque russo mata mais de 30 e fere dezenas na Ucrânia

Ao menos 34 pessoas foram mortas após mísseis balísticos disparados pela Rússia atingirem o centro da cidade ucraniana de Sumy, entre elas duas crianças, informaram autoridades locais. Outras 117 teriam sido feridas pelo ataque, segundo o Ministério do Interior ucraniano.

“A Rússia atingiu o centro da cidade com mísseis balísticos, no exato momento em que havia muitas pessoas na rua”, afirmaram os serviços de resgate em publicações nas redes sociais.

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky falou em um “ataque terrível com mísseis” com “dúzias de mortos e feridos”. “E isso em um dia em que as pessoas vão à igreja, no Domingo de Ramos”, disse.

De acordo com Zelensky, os mísseis atingiram ruas, prédios residenciais e escolares, bem como diversos veículos.

Tensões na fronteira com a Rússia

Sumy fica no nordeste da Ucrânia, a poucos quilômetros de distância da fronteira com a Rússia e da região russa de Kursk, que em 2024 foi palco de uma incursão ucraniana que as tropas de Moscou só conseguiram repelir recentemente.

Kiev tem advertido há semanas sobre uma possível ofensiva russa na região fronteiriça de Sumy, alvo de repetidos bombardeios nos últimos dias.

O bombardeio vem menos de 24 horas depois de diplomatas russos e ucranianos acusarem uns aos outros de violação de um cessar-fogo parcial, que suspende por 30 dias ataques à infraestrutura de energia.

A despeito da pressão exercida pelo presidente americano Donald Trump, esforços por um cessar-fogo real na guerra têm sido até agora em vão. A Ucrânia acusa o presidente russo Vladimir Putin de sabotar um acordo, impondo demandas irrealistas como forma de ganhar tempo para consolidar ganhos territoriais. (Com agências internacionais)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.