Carro atropela multidão e mata 11 durante festival no Canadá; brasileira está entre as vítimas fatais

Um carro atingiu uma multidão que participava de festival de rua promovido pela comunidade filipina em Vancouver, no Canadá, matando ao menos 11 e deixando várias pessoas feridas na noite de sábado (26).

A polícia de Vancouver informou que está investigando o incidente e que um homem de 30 anos, de Vancouver, foi preso no local.

“Até o momento, podemos confirmar que nove pessoas morreram depois que um homem atravessou uma multidão no Festival Lapu Lapu da noite passada. Nossos pensamentos estão com todas as pessoas afetadas por esse trágico incidente”, informou a corporação.

“Neste momento, estamos confiantes de que esse incidente não foi um ato de terrorismo”, afirmou a polícia.

O carro usado no atropelamento invadiu a rua quando milhares de pessoas comemoravam o Lapu Lapu Day, festival anual que celebra o líder indígena filipino Datu Lapu Lapu, que enfrentou os colonizadores espanhóis liderados por Fernão de Magalhães na Batalha de Mactan, em 1521, tornando-se um herói nacional.

Os organizadores do evento definem o herói nacional Lapu Lapu como a representação da “alma da resistência nativa, uma força poderosa que ajudou a moldar a identidade filipina diante da colonização”. O festival ocupa vários quarteirões, com barracas de comida, apresentações ao vivo e exibições culturais.

A comunidade filipina é uma das maiores em Vancouver – há mais de 38 mil residentes de origem das Filipinas na cidade, o que representa quase 6% de sua população, segundo o censo canadense de 2021.

Barulho alto e terror

O empresário James Cruzat, que estava no local do evento, ouviu um carro acelerar o motor e, em seguida, “um barulho alto, como um estrondo alto” que ele inicialmente pensou que poderia ser um tiro.

“Vimos pessoas na rua chorando, outras estavam correndo, gritando, ou até mesmo berrando, pedindo ajuda. Então tentamos ir até lá apenas para verificar o que realmente estava acontecendo, até que encontramos alguns corpos no chão. Outros estavam sem vida, outros feridos”, disse Cruzat.

O prefeito de Vancouver, Kenneth Sim, disse em suas redes sociais que a cidade forneceria mais informações assim que possível.

“Estou chocado e profundamente triste com o terrível incidente ocorrido no evento do Lapu Lapu Day”, disse. “Nossos pensamentos estão com todas as pessoas afetadas e com a comunidade filipina de Vancouver durante esse momento muito difícil”.

O primeiro-ministro Mark Carney e outras figuras políticas canadenses publicaram mensagens expressando consternação e apoio às vítimas.

“Ofereço minhas mais profundas condolências aos entes queridos das pessoas mortas e feridas, à comunidade filipino-canadense e a todos em Vancouver. Estamos todos de luto com vocês”, escreveu Carney.

Musicista brasileira é uma das vítimas

Kira Salim (Clara Ganapol Salim), musicista brasileira de 34 anos, é uma das 11 vítimas mortas no atropelamento. O Itamaraty confirmou o falecimento presta assistência consular aos familiares.

Natural do Rio de Janeiro e com família no Rio Grande do Sul, Kira formou-se em Licenciatura em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), em 2014. De identidade de gênero não-binária, Kira vivia no Canadá com o marido há quase três anos.

De acordo com a família, o marido de Kira não estava no momento do incidente e aguarda o contato das autoridades locais para cuidar do sepultamento. A vítima trabalhava em uma escola na cidade de New Westminster, a cerca de 26 quilômetros do centro de Vancouver.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.