Vendas da Tesla na União Europeia caem pela metade

As vendas da montadora americana Tesla, fabricante de carros elétricos, na União Europeia (UE) caíram pela metade em abril na comparação com o mesmo mês de 2024, de acordo com números divulgados nesta terça-feira (27) pela Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (Acea).

Isso ocorre em meio ao crescimento das vendas de carros elétricos na UE, com alta de 26,4% nos primeiros quatro meses de 2025 na comparação anual, e de 34,1% só em abril, chegando a uma participação de mercado de 15,3%. Os números não incluem os veículos híbridos.

No caso da Tesla, as vendas na UE caíram 52,6% em abril e 46,1% no acumulado do ano, na comparação com os mesmos períodos do ano anterior, e a participação no mercado total de veículos novos caiu de 1,3% para 0,6% em abril, de acordo com a Acea.

Nos primeiros quatro meses de 2025, a Tesla vendeu 41.677 veículos na União Europeia. No mesmo período de 2024 haviam sido 77.314. Em abril deste ano, apenas 5.475 unidades.

Posições polêmicas de Elon Musk

De acordo com a consultoria Jato Dynamics, que faz análises para o setor, a Tesla, que em 2024 liderava nas vendas de carros elétricos na UE, está atrás de dez marcas em abril, incluindo a Volkswagen (que está recuperando o atraso nos carros elétricos), a BMW, a Renault e a chinesa BYD.

O modelo mais vendido na UE em abril foi o Elroq, da Skoda, marca do Grupo Volkswagen. O antigo líder de mercado, o Model Y da Tesla, ficou em nono lugar.

A Tesla está sofrendo as consequências das posições políticas polêmicas adotadas por seu CEO, Elon Musk, e suas ações como chefe de uma comissão do governo do presidente Donald Trump encarregada de cortes drásticos nos gastos federais nos EUA.

Em 20 de maio, Musk afirmou que a situação comercial da Tesla já estava “recuperada” e que as vendas estavam “boas”. Ele também disse passaria a dedicar apenas um ou dois dias por semana ao Departamento de Eficiência Governamental (Doge), com o restante do tempo sendo dedicado à administração de suas empresas, principalmente a Tesla. (Com agências internacionais)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.