Condenada à prisão, Carla Zambelli repete a cartilha bolsonarista e foge para a Europa

    A falta de criatividade da extrema direita brasileira é tão avassaladora, que chega ao ponto de flertar com a previsibilidade. Da mesma forma, a covardia que acompanha seus integrantes é linear e repetitiva.

    Dias antes do final do pior governo da história brasileira, o golpista Jair Bolsonaro fugiu para os Estados Unidos, na esperança de que sua digital não seria identificada nos atos terroristas de 8 de janeiro de 2023. A fuga serviu para nada.

    Recentemente, Eduardo Bolsonaro fugiu para os Estados Unidos sob a alegação de que poderia ser preso por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Não havia naquele momento qualquer medida ou fato que ensejasse a prisão de “Dudu Bananinha”, como é conhecido o filho “03” do líder golpista.

    Em solo americano, Eduardo Bolsonaro passou a contatar membros da extrema direita dos Estados Unidos para que Moraes fosse alvo de sanções. O presidente Donald Trump, que nutre simpatia pelo autoritarismo, foi vítima da armadilha criada por “Bananinha” e que atenta contra a soberania brasileira.

    Agora, em mais um capítulo da covardia que embala o bolsonarismo, a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) anunciou que está na Europa e pedirá licença do mandato parlamentar.

    Condenada a dez anos de prisão e à perda do mandato por invadir o sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com a ajuda criminosa do hacker Walter Delgatti Neto, também condenado, Zambelli disse inicialmente, em entrevista, ter viajado a Portugal para dar sequência a tratamento médico.

    De acordo com a Procuradoria-Geral da República (PGR), a parlamentar planejou o ataque virtual que inseriu no sistema do CNJ decisões judiciais apócrifas, como um mandado de prisão contra o próprio Moraes, com o trecho: “Expeça-se o mandado de prisão em desfavor de mim mesmo, Alexandre de Moraes. Publique-se, intime-se e faz o L”, informa o documento falso.

    “Vou me basear na Europa, tenho cidadania europeia”, disse. A deputada bolsonarista negou que esteja abandonando o País. “Gostaria de deixar evidente que não é um abandono do país. Muito pelo contrário, é resistir, é continuar falando o que eu quero falar”, destacou. É importante ressaltar que Zambelli não foi condenada por

    Na sequência, Zambelli afirmou que pretende repetir no país europeu a atuação de “Dudu Bananinha” nos Estados Unidos. “Quero ajudar o Chega, em Portugal, quero ajudar o André Ventura… O conservadorismo precisa avançar e precisamos de homens e mulheres para isso”, disse a bolsonarista em fuga. O partido ultradireitista “Chega” tornou-se a principal legenda da oposição em Portugal.

    A condenação de Zambelli ainda não transitou em julgado, ou seja, ainda há a possibilidade de embargo de declaração, o que não anula a pena, mas adia o cumprimento. Por outro lado, até o momento da fuga não havia qualquer impedimento para que a deputada deixasse o País. A partir de agora, Alexandre de Moraes pode decretar a prisão por fuga.

    A decisão de fugir para a Europa foi tomada após Carla Zambelli conversar com o blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, considerado foragido da Justiça brasileira. Na entrevista, a parlamentar disse ponderou os riscos da viagem à Europa, após a condenação. “Pensei em me entregar para a Justiça, mas que Justiça?”, declarou.

    Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.