A Amazon Web Services (AWS), unidade de serviços de nuvem da Amazon, sofreu uma pane na manhã desta segunda-feira (20), provocando um blecaute em redes sociais, plataformas de jogos, sistemas de computador, sites e aplicativos em todo o mundo.
Entre as plataformas afetadas estão o próprio site da Amazon, a assistente virtual Alexa, a rede social Snapchat, o aplicativo de videoconferências Zoom e o de ensino de idiomas Duolingo.
A interrupção é o primeiro grande apagão da internet desde o mau funcionamento da CrowdStrike no ano passado, que prejudicou sistemas de tecnologia em hospitais, bancos e aeroportos em todo o mundo.
Maior rede de servidores em nuvem do mundo, a AWS afirmou que mais de 500 empresas que têm seus serviços hospedados em sua nuvem impactadas pelo apagão. As falhas atingiram também o serviço de streaming Prime Video, a startup de inteligência artificial Perplexity e o jogo Fortnite, entre outros.
“Maioria dos serviços já se recuperou”
A AWS garante que a maioria de seus serviços já se recuperou após os erros detectados em uma de suas regiões nos EUA, que causaram incidentes para milhares de usuários em todo o mundo.
A companhia informou que trabalhava para alcançar uma resolução completa do serviço após a interrupção e que, embora a maioria das solicitações aos serviços da AWS devam ser processadas “corretamente”, erros ainda podem ser detectados devido ao acúmulo de solicitações em fila.
Airbnb, Roblox e Brawn Stars
De acordo com o Downdetector, que rastreia falhas de comunicação em plataformas online, dezenas de sites, aplicativos, plataformas de mídia social e jogos online apresentaram problemas na manhã desta segunda-feira.
O site de reservas de acomodações Airbnb, a rede social Instagram, a plataforma de vendas de videogames Steam e os jogos online Roblox e Brawl Stars também foram afetados.
As plataformas de streaming de vídeo Hulu e Disney+, e o aplicativo de mensagens Signal também foram afetados.
A AWS afirmou ter identificado uma possível causa para o problema relatado e que a chave estava em um de seus data centers nos EUA.
Os erros relatados ocorreram nas instalações da AWS na Virgínia do Norte (EUA), um dos maiores e mais antigos data centers da empresa, segundo a companhia.
Duas horas após o incidente ter sido relatado pela primeira vez, a AWS registrou um total de 58 serviços afetados em sua plataforma, incluindo um que estava completamente fora do ar: o Amazon DynamoDB, um banco de dados.
Este serviço específico da Amazon e o processo que ele usa para se comunicar com o data center dos EUA mencionado parecem ser a origem do problema, de acordo com detalhes fornecidos pela AWS em seu site. (Com agências internacionais)
Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.