
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comemorou a vitória do partido de Javier Milei nas eleições legislativas da Argentina – o que garantirá força para o presidente argentino no Congresso do país.
Trump conversou com jornalistas a bordo do Air Force 1 nesta segunda-feira (27), em meio a uma viagem por países da Ásia. Questionado sobre o assunto, o republicano considerou o resultado das eleições como uma “grande vitória” para Milei, acrescentando que o argentino teve “muita ajuda” dos Estados Unidos no pleito.
Antes da eleição, o governo americano ofereceu a Milei linha de financiamento e recursos para enfrentar turbulências do mercado financeiro, valores que, somados, ultrapassam US$ 40 bilhões.
O presidente americano afirmou que ele e a equipe têm “focado muito na América do Sul”, permanecendo “ao lado” de países da região.
Trump também usou as redes sociais para parabenizar Milei e escreveu que o presidente argentino está fazendo “um trabalho maravilhoso”. Nas eleições legislativas deste domingo, o partido Liberdade Avança conquistou mais de 40% dos votos, contra 31% do peronismo. O Força Pátria, partido de oposição ligada a ex-presidente Cristina Kirchner, teve 24%.
O pleito renovou cerca de metade da Câmara dos Deputados do país e um terço do Senado.
No discurso da vitória, Milei disse que o governo aumentou de 37 para 101 o número de deputados na Câmara e saiu de seis senadores para 20.
A chapa do Liberdade Avança liderou na maior parte das províncias, inclusive na principal, Buenos Aires, onde Milei foi derrotado nas eleições locais, em setembro.
Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.



