
Ícone para a indústria da moda, o estilista italiano Valentino Clemente Ludovico Garavani morreu aos 93 anos, informou a sua fundação nesta segunda-feira (19).
A informação foi divulgada pela imprensa italiana e, depois, confirmada publicamente pela organização e pelo seu parceiro de longa data, Giancarlo Giammetti.
“Valentino Garavani faleceu hoje na sua residência em Roma, cercado pelos seus entes queridos,” informou a fundação, chamando-o de uma “inspiração” e fonte de “luz, criatividade e visão”.
Vestiu estrelas de Hollywood
Conhecido mundialmente apenas como Valentino, ele foi um dos maiores estilistas do seu tempo. As suas criações foram usadas por figuras de destaque a nível internacional, incluindo Elizabeth Taylor, Nancy Reagan, Sharon Stone, Julia Roberts e Gwyneth Paltrow.
Nos desfiles, assim como na vida pessoal, Valentino evocava os ideais dos amantes do luxo em cada detalhe, do penteado ao bronzeado. Ele era frequentemente fotografado com vários cães da raça pug.
O designer era colocado ao lado de Giorgio Armani e Karl Lagerfeld como símbolos máximos de uma era anterior ao momento em que a moda se tornou uma indústria global e altamente comercial. Lagerfeld faleceu em 2019, enquanto Armani morreu em setembro.
Um velório está marcado para quarta e quinta-feira na sede da sua fundação em Roma. Já o funeral acontecerá na sexta-feira na capital italiana. (Com agências internacionais)






