Banco Master: Lula endossa matéria do UCHO.INFO ao defender que Toffoli deixe o STF

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirma matéria do UCHO.INFO e defende que o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), deveria deixar a Corte devido à repercussão do escândalo envolvendo o Banco Master, protagonista da maior fraude bancária da história nacional.

A pessoas próximas Lula tem manifestado irritação com a conduta de Toffoli como relator do caso Master. O magistrado tem procurado criar entraves à investigação, ao mesmo tempo em que age para proteger dois irmãos – um engenheiro civil e um padre – que eram sócios do resort Tayayá, localizado no interior do Paraná.

O presidente da República acompanha o desdobramento do caso e as repercussões sobre a atuação de Toffoli, afirmando que não pretende defender o ministro do STF da enxurrada de críticas.

Matéria relacionada
.Tivesse bom-senso e coragem, Toffoli deixaria o STF, poupando a Corte de relações bisonhas

Lula e Toffoli conversaram sobre o caso no final de 2025, mas uma nova conversa não está descartada. Apesar de a Constituição Federal pregar a independência dos Poderes constituídos, o escândalo pode produzir efeitos colaterais na campanha do petista à reeleição.

É importante destacar que Toffoli foi indicado ao Supremo em setembro de 2009, no segundo governo Lula, para ocupar a vaga aberta com o falecimento do então ministro Menezes de Direito. A depender do andamento do caso, a oposição poderá usar esse detalhe para atacar Lula.

Integrantes do STF defendem o envio do caso para a primeira instância do Judiciário, como saída honrosa para o ainda relator do caso do Banco Master, mas o melhor que Dias Toffoli pode fazer é requerer aposentadoria antecipada. Do contrário, o ministro fará o STF sangrar até 2043, quando, de acordo com a lei, terá de se aposentar de forma compulsória.