“O Agente Secreto” é indicado ao prêmio César de melhor filme estrangeiro

O filme brasileiro O Agente Secreto, dirigido por Kléber Mendonça Filho, concorrerá ao Prêmio César, a mais prestigiosa premiação do cinema francês, na categoria de melhor filme estrangeiro.

A indicação vem um dia depois de O Agente Secreto ser anunciado como concorrente em duas categorias no Bafta — Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Melhor Roteiro Original —, premiação considerada como o Oscar inglês.

A cerimônia de premiação será realizada em Paris em 26 de fevereiro. A lista dos indicados foi divulgada nesta quarta-feira (28).

Matéria relacionada
. “O Agente Secreto” recebe duas indicações ao prêmio Bafta

O filme estrelado pelo ator Wagner Moura, que recebeu quatro indicações ao Oscar e ganhou dois Globos de Ouro, competirá pelo César com o espanhol Sirat, o chinês Black dog, o americano Uma batalha após a outra e o norueguês Valor sentimental.

A seleção do César para o melhor filme francês do ano inclui Nouvelle Vague (o filme mais indicado do ano, com 10 indicações), L’attachement (8), Dossier 137 (8), La petite dernière (7) e Un simple accident.

O César é a premiação mais prestigiosa do cinema francês e é entregue desde 1976, por iniciativa da Academia das Artes e Técnicas do Cinema. É considerado coo Oscar francês.