Atentado a bomba em área diplomática de Cabul deixa dezenas de mortos e centenas de feridos

(S. Marai – AFP – Getty Images)

Um atentado com um carro-bomba deixou ao menos 80 mortos e mais de 380 feridos nas imediações da embaixada alemã em Cabul, em área onde se encontram as principais de representações diplomáticas e edifícios do governo, comunicou o Ministério da Saúde Pública do Afeganistão nesta quarta-feira (31).

O ministro do Exterior Alemanha, Sigmar Gabriel, comunicou que a explosão feriu funcionários da embaixada alemã e matou um segurança afegão do lado de fora do edifício.

“O ataque ocorreu muito perto da embaixada alemã. Ele atingiu civis e aqueles que estão no Afeganistão para trabalhar por um futuro melhor para o país e as pessoas por lá. É especialmente desprezível que essas pessoas foram os alvos”, disse o ministro.

“Nossos pensamentos estão com as famílias e amigos das vítimas. Desejamos que os feridos se recuperem rapidamente”, prosseguiu Gabriel, afirmando que o ataque não abalou a determinação da Alemanha de “dar apoio ao regime afegão para a estabilização do país”.

O Ministério do Exterior alemão ativou uma equipe de crise para lidar com as consequências do atentado. Autoridades afegãs afirmaram que o número de mortos provavelmente aumentará, em função da gravidade de muitas das lesões provocadas nas vítimas.

A explosão ocorreu por volta das 08h25 da manhã (horário local), perto da Praça de Zanbaq, na área diplomática da capital afegã, divulgou o porta-voz do Ministério do Interior, Najib Danish, em sua conta oficial no Twitter.


A forte detonação, que foi ouvida em vários pontos da cidade, acontece em pleno mês do Ramadã, sagrado para os muçulmanos, numa área onde também estão localizadas as embaixadas da Turquia, Reino Unido, EUA e Irã, entre outras, assim como a sede da missão da OTAN no Afeganistão. As embaixadas alemã, francesa e chinesa estão entre os edifícios danificados.

“Foi um carro-bomba perto da embaixada alemã, mas há vários outros importantes complexos e escritórios próximos. É difícil especificar qual foi o alvo exato”, disse o porta-voz da polícia de Cabul, Basir Mujahid.

Cabul tem sido atingida nos últimos meses por uma série de ataques terroristas perpetuados pelo Talibã, bem como pelo grupo terrorista “Estado Islâmico” (EI). A explosão desta quarta-feira, porém, foi particularmente devastadora, atingindo edifícios e carros num raio de um quilômetro. Até o momento, nenhum grupo reivindicou a responsabilidade pelo ataque. O Talibã negou envolvimento.

No início de maio, oito soldados estrangeiros foram mortos em ataque reivindicado pelo EI. Em março, insurgentes atacaram um hospital militar afegão no distrito diplomático, causando a morte de 38 pessoas e ferindo mais de 70, entre pacientes, médicos e enfermeiras.

Em abril, os talibãs anunciaram o lançamento de sua “ofensiva de primavera”, prometendo intensificar os ataques contra forças militares locais e internacionais, bem como fortalecer sua base política no Afeganistão.

Na última semana, o presidente do país, Ashraf Ghani, pediu que todos os grupos insurgentes respeitassem a comemoração do mês sagrado e interrompessem suas ações armadas. No entanto, no último domingo, primeiro dia do Ramadã, os talibãs realizaram um atentado, também com carro-bomba, em um ponto de ônibus em Khost, no sudeste do país, deixando 13 mortos e oito feridos. (Com agências internacionais)

apoio_04