O Instituto Datafolha divulgou neste sábado (6) os resultados da mais recente pesquisa de intenção de voto na eleição presidencial. Desde a última pesquisa do instituto, divulgada na quinta-feira (4), o líder Jair Bolsonaro oscilou um ponto percentual para cima, enquanto o segundo colocado, o petista Fernando Haddad, manteve-se estável.
Presidenciável do PSL, Bolsonaro lidera com 36% das intenções de voto. Em segundo lugar aparece o candidato do PT, Fernando Haddad, como 22%. Em terceiro está Ciro Gomes (PDT), com 13%; Geraldo Alckmin (PSDB), 7%; Marina Silva (Rede), 3%; João Amoêdo (Novo), 3%; Alvaro Dias (Podemos), 2%; Henrique Meirelles (MDB), 2%; Cabo Daciolo (Patriota), 1%; Guilherme Boulos (PSol), 1%; Vera Lúcia (PSTU), 0%; João Goulart Filho (PPL), 0%; Eymael (DC), 0%.
Dos entrevistados pelo instituto, 6% responderam que votarão em branco, nulo ou em nenhum candidato, ao passo que 4% não sabem em quem votar.
Em relação aos votos válidos, o Datafolha mostra que Bolsonaro lidera com 40%, enquanto Haddad tem 25%. Em terceiro lugar aparece Ciro Gomes com 15%, seguido por Geraldo Alckmin, 8%, Marina Silva, 3%; João Amoêdo, 3%; Alvaro Dias, 2%; Henrique Meirelles, 2%; Cabo Daciolo, 1%; Guilherme Boulos, 1%; Vera Lúcia, 0%; João Goulart Filho, 0%; Eymael, 0%.
Para calcular os votos válidos, exclui-se do levantamento os votos brancos, os nulos e os eleitores indecisos. O procedimento é idêntico ao pela Justiça Eleitoral na divulgação do resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.
No quesito rejeição, Jair Bolsonaro e Fernando Haddad continuam no pelotão da frente. O primeiro tem 44%, enquanto o segundo tem 41%. Marina tem 31%; Alckmin, 24%; Ciro, 21%; Meirelles, 15%, Boulos, 15%; Daciolo, 15%; Alvaro, 15%; Eymael, 14%; Vera, 13%; Amoêdo, 12%; Goulart Filho, 12%.
Em eventual segundo turno, Bolsonaro e Haddad estão tecnicamente empatados. O candidato do PSL tem 45% das intenções de voto e o do PT, 43%. Na disputa com Ciro Gomes, o capitão reformado perde por 47% a 43%.
Caso tenha que decidir com Bolsonaro, o candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, perde a disputa pela Presidência por 43% a 41%, que é considerado empate técnico. Entre Alckmin e Haddad, o petista perde por 41% a 38%.
O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Isso significa que é de 95% a probabilidade de os resultados retratarem a realidade, considerando a margem de erro, que é de 2 pontos, para mais ou para menos. O Datafolha ouviu 19.552 eleitores em 382 municípios. A pesquisa está registrada no TSE sob o nº BR-01584/2018.