Com Covid-19, primeiro-ministro Boris Johnson é transferido para a UTI de hospital em Londres

 
O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, 55 anos, foi hospitalizado no domingo (5) para exames suplementares devido à Covid-19, mas por precaução os médicos decidiram transferi-lo na tarde desta segunda-feira (6) – horário de Londres – para a UTI do Hospital Saint Thomas. A decisão se deu em virtude da possibilidade de Johnson precisar de respirador mecânico.

“Nesta tarde, o estado do primeiro-ministro se agravou e, por conselho de sua equipe médica, ele foi transferido para a unidade de cuidado intensivo do hospital”, informaram autoridades governo britânico em nota.

O comunicado ressalta que o primeiro-ministro solicitou ao secretário de Relações Exteriores, Dominic Raab, designado seu substituto em sua ausência, para despachar em seu lugar.

 
“O primeiro-ministro está recebendo excelente cuidado, e agradece a toda a equipe do Serviço Nacional de Saúde (NHS) por seu trabalho duro e dedicação”, acrescenta o texto.

Em 27 de março, Boris Johnson tornou-se o primeiro líder de uma grande potência a anunciar ter testado positivo para a Covid-19, após apresentar sintomas leves da enfermidade. No Reino Unido, o ministro da Saúde, Matt Hancock, e o herdeiro do trono, o príncipe Charles, de 71 anos, também foram infectados, mas ambos já deixaram o isolamento.

O primeiro-ministro foi isolado em um apartamento na residência oficial do governo, no número 10 da Downing Street, em Londres, e informou na última sexta-feira (3) que permanecia em isolamento por ainda apresentar febre. A falta de repouso pode ter contribuído para a não melhora do quadro de saúde do político.