Bravatas, mentiras e sadismo

(*) Gisele Leite

Recalcitrante, o atual Presidente da República voltou a produzir e expressar ferinas críticas ao Supremo Tribunal Federal em razão de decisões que envolvem a pandemia de Covid-19.

Novamente, mencionou que a Suprema Corte cometera crime ao reconhecer a competência de prefeitos e governadores dos Estados para que tomassem as decisões envolvendo tanto o distanciamento como o isolamento social. E ainda atacou que o STF suprimiu todo e qualquer direito de ir e vir do cidadão brasileiro.

Deve-se alertar, porém, conforme respondeu o STF, que uma mentira contada mil vezes não vira verdade… Ademais, o STF não proibiu o governo federal de intervir e gestar na pandemia, todavia, em reconhecer a competência concorrente, apenas decidiu que as medidas restritivas durante a pandemia impostas por governadores e prefeitos não poderiam ser modificadas pela Presidência da República.

Ao revés, o que a CPI da Pandemia comprova com farta prova documental é que se deixou de adquirir vacinas bem como se investiu erroneamente no kit preventivo que não possui nenhum reconhecimento científico de eficácia contra o coronavírus. A retórica esganiçada e desesperada da Presidência da República já antevê sua condenação pela falta de gestão produzida, bem como pelos ilícitos cometidos durante toda crise sanitária.

Convém, ainda, ratificar que o entendimento pacificado pela Suprema Corte, no entanto, é que é de todos, a saber: União, Estados e municípios a responsabilidade por o enfrentamento da pandemia.

Mesmo com a volta às aulas, com as aulas presenciais, a retomada integral da educação levará, no mínimo, três anos, é o que afirmam os especialistas. E, pela primeira vez, desde o começo da pandemia de Covid-19, ocorrerá uma reabertura efetiva das escolas públicas. E, então, agosto de 2021 será o começo do período letivo que pretende, firmemente, investir na recuperação de aprendizagem após mais de treze meses de escolas fechadas.

Infelizmente, ao invés de os três integrantes da Federação brasileira se unirem para o combate à pandemia de coronavírus, assistimos boquiabertos a um festival de bravatas, mentiras e puro sadismo. Isso sem olvidar da indispensável interdependência e autonomia dos três poderes da República, a saber: Executivo, Legislativo e Judiciário, vilipendiados por esse funesto festival.

(*) Gisele Leite – Mestre e Doutora em Direito, é professora universitária.

As informações e opiniões contidas no texto são de responsabilidade exclusiva do autor, não refletindo obrigatoriamente o pensamento e a linha editorial deste site de notícias.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.