Ao menos 46 pessoas morrem afogadas em festival religioso na Índia

 
Pelo menos 46 pessoas, incluindo 37 crianças e sete mulheres, morreram afogadas enquanto tomavam banho durante um festival religioso hindu no estado de Bihar, no leste da Índia, informaram nesta quinta-feira (26) as autoridades locais.

Um responsável local pela gestão de catástrofes detalhou que as vítimas morreram durante um banho ritual em rios e lagoas inundados por enchentes recentes que afetaram a região.

Nível elevado das águas

“Estas pessoas ignoraram o nível perigosamente elevado dos rios e dos lagos quando se banharam para celebrar a festa”, acrescentou o responsável, sob anonimato.

Os afogamentos foram registrados na terça e quarta-feira em quinze distritos de Bihar durante celebrações do festival anual de Jitiya, também chamado de Jivitputrika. Nele, as mulheres jejuam por 24 horas e oferecem orações para o bem-estar de seus filhos. Elas também viajam para rios e lagoas em sua vizinhança para tomar banho, às vezes acompanhadas de seus filhos.

Indenização

O governo estadual anunciou indenização de 400 mil rúpias (R$ 26 mil) para as famílias de cada um dos mortos. Nesta quinta, equipes de resgate ainda procuravam três outras pessoas dadas como desaparecidas acrescentou a mesma fonte.

As inundações são comuns na Índia durante a estação das monções, que decorre entre julho e setembro. Os cientistas acreditam que as alterações climáticas estão fazendo aumentar a frequência, a intensidade e a imprevisibilidade destes fenómenos. (Com agências internacionais)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.