O Senado Federal aprovou nesta terça-feira (8) o nome do economista Gabriel Galípolo, escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para presidir o Banco Central.
O nome do próximo comandante do BC foi aprovado por 66 votos favoráveis e 5 contra. A votação foi secreta. A aprovação dele no Plenário do Senado foi a melhor dos últimos 22 anos.
Antes, o indicado passou por sabatina, que durou quatro horas, na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal. O colegiado aprovou a indicação por unanimidade, com 26 votos favoráveis.
Galípolo substituirá Roberto Campos Neto, atual presidente do BC, cujo mandato termina em 31 de dezembro. A partir de 2025, o indicado por Lula terá mandato de quatro anos à frente do BC.
Questionado pelos senadores durante a sabatina, Gabriel Galípolo respondeu sobre diversos temas, incluindo a independência do BC em relação ao governo Lula, o combate à inflação e a relação com Campos Neto.
O indicado de Lula é o atual diretor de Política Monetária do Banco Central. Entre 2022 e 2023, ele esteve nas equipes de campanha do petista ao Palácio do Planalto, de transição de governo e do Ministério da Fazenda, chefiado por Fernando Haddad.
À frente do BC, Gabriel Galípolo substituirá uma gestão duramente criticada por Lula, principalmente pelos movimentos na condução da taxa básica de juro, a Selic.
Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.