Estreante em “grand slams”, João Fonseca domina tenista russo e vence no Australian Open

O tenista brasileiro João Fonseca, 18 anos, fez a primeira partida da carreira em uma chave principal de “grand slam” e jamais havia enfrentado um “top 10”. Nesta terça-feira (14), em uma das maiores quadras do Australian Open, Fonseca enfrentou o experiente Andrey Rublev, número 9 do mundo.

Logo no início da partida, Fonseca parecia o tenista mais maduro em quadra. O brasileiro conseguiu anular a forte direita do oponente, fez um “tie-break” fenomenal para vencer o set inicial e impediu as tentativas de reação de Rublev. No fim, anotou uma memorável vitória por 7/6(1), 6/3 e 7/6(5) em 2h23min para vencer pela primeira vez em um “grand slam” e avançar à segunda fase da competição.

A vitória faz de João Fonseca o brasileiro mais jovem da história a ganhar uma partida de simples na chave principal do Australian Open. Ele supera tenistas nacionais consagrados como Maria Esther Bueno (20 anos e 3 meses quando venceu pela primeira vez no torneio, em 1960) e Gustavo Kuerten (20 anos e 4 meses em 1997).

Depois de vencer o ATP Next Gen Finals, no fim do ano passado, o Challenger 125 de Camberra, no início deste ano, e os três jogos do “Qualifying” em Melbourne, na última semana, João Fonseca alcança a marca de 14 vitórias consecutivas.

O próximo obstáculo para o brasileiro no Australian Open será o italiano Lorenzo Sonego (55º no ranking global), que estreou no torneio com vitória sobre o suíço Stan Wawrinka (156º) por 6/4, 5/7, 7/5 e 7/5. Fonseca e Sonego já se enfrentaram no circuito uma vez. Foi no ATP de Bucareste, no saibro, e o brasileiro, que na época era apenas o 276º do ranking, levou a melhor por 7/6(5) e 7/5.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.