Caixão do Papa Francisco é fechado; ato encerra velório no Vaticano

O caixão do Papa Francisco foi fechado às 20 horas (15h no horário de Brasília) desta sexta-feira (25), ato que encerra o velório, iniciado na quarta-feira.

Jorge Mario Bergoglio foi velado em caixão aberto feito de madeira e zinco, vestido com casula vermelha e mitra branca, segurando um rosário.

As filas para se despedir do líder da Igreja Católica, que morreu aos 88 anos nessa segunda-feira, 21, estavam demorando, em média, 5 horas.

O funeral acontecerá no sábado, 26, às 10h (5h em Brasília), na Praça de São Pedro, quando será celebrada a Missa das Exéquias, que marca o início do período de nove dias de luto e orações em homenagem ao pontífice. No dia, é esperada a presença de fiéis e autoridades de todo o mundo.

Matérias relacionadas
. Morre o Papa Francisco, aos 88 anos
. Líderes mundiais lamentam a morte do Papa Francisco
. Hipócrita, Javier Milei lamenta a morte do Papa Francisco, a quem chamou de “imbecil”
. Imprensa deveria dar mais espaço ao legado de Francisco, mas prefere especular sobre sucessor

Ao fim da celebração eucarística, ocorrerão os ritos da “Ultima Commendatio” (entrega da alma à misericórdia de Deus) e da “Valedictio” (despedida) – despedidas solenes que marcam o encerramento das exéquias (honras fúnebres, marcada por orações e leituras).

Em seguida, o caixão do Papa será levado novamente para o interior da Basílica de São Pedro e, de lá, transferido para a Basílica Santa Maria Maggiore, onde será realizada a cerimônia de sepultamento no sábado.

O pontífice optou pelo enterro na Igreja Santa Maria Maggiore, em vez da Basílica de São Pedro, que abriga mais de 90 papas, por se tratar da igreja que Francisco frequentava para fazer suas orações em Roma (diocese da qual era, oficialmente, o bispo).

Antes de Francisco, o Papa Leão XIII, em 1903, optou pelo sepultamento na igreja de São João de Latrão.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.