Sanfoneiro bolsonarista Gilson Machado é preso por tentar ajudar Cid a obter passaporte português

Ex-ministro do Turismo, o sanfoneiro bolsonarista Gilson Machado foi preso nesta sexta-feira (13) no Recife (PE), sob a acusação de atuar para obter um passaporte português para o tenente-coronel Mauro César Barbosa Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência da República e delator da trama golpista.

Na última terça-feira (10), a Procuradoria-Geral da República (PGR) encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF) manifestação para investigar Gilson Machado.

De acordo com a Polícia Federal, Machado tentou junto ao Consulado de Portugal em Recife (PE), em maio de 2025, a emissão do documento para viabilizar a fuga de Maur Cid. A PF encontrou no celular de Cid arquivos que revelam a tentativa de Cid de obtenção da cidadania portuguesa, em janeiro de 2023,

Machado afirmou, antes da prisão, que apenas ligou para o consulado com a intenção de agendar a renovação do passaporte do pai. Como sempre acontece quando a PF bate à porta, o ex-ministro apresentou uma justificativa que não se sustenta.

A PF também cumpriu mandado de busca na casa de Mauro Cid, em Brasília. O militar estava sendo conduzido para o batalhão do Exército para ser preso, quando o pedido foi revogado.

A defesa do tenente-coronel informou que todas as medidas cautelares impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) são rigorosamente cumpridas e negou que o cliente tenha solicitado passaporte português ou pretendia deixar o País.

Os advogados disseram também que Cid tem cidadania portuguesa e a carteira de identidade de Portugal e que isso o STF fora informado sobre o assunto. Em fevereiro, o ministro Alexandre de Moraes intimou a defesa para esclarecer “por qual razão o colaborador solicitou passaporte português”.

Quem é Gilson Machado

Gilson Machado ocupou o cargo de ministro do Turismo do governo Bolsonaro entre dezembro de 2020 e março de 2022. Foi presidente da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) e secretário de Ecoturismo e Cidadania Ambiental do Ministério de Meio Ambiente.

Em 2022, Machado foi candidato ao Senado por Pernambuco, mas terminou a disputa em segundo lugar, com 1,3 milhão de votos. Em 2024, ele disputou as eleições para a prefeitura do Recife, mas ficou em 2º lugar. O candidato do PL teve mais de 129 mil votos, ficando com quase 14% dos votos válidos.

A PF pediu ao STF para que Gilson Machado seja investigado no âmbito da campanha de doações que promoveu em favor de Bolsonaro, em maio de 2025.

Músico, Machado tem uma apresentação agenda para 24 de junho de 2025 na festa de São João de Caruaru (PE), com a banda Brucelose.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.