
Forças militares dos Estados Unidos lançaram neste sábado (3) ataque em larga escala à Venezuela”. O presidente americano, Donald Trump, anunciou a captura do líder venezuelano Nicolás Maduro e sua esposa, Cilia Flores.
Na sua rede social, Truth Social, Trump informou que Maduro e sua esposa foram levados de avião para fora do país sul-americano. O mandatário estadunidense destacou que a operação foi realizada em conjunto com agências de segurança dos EUA e anunciou uma coletiva de imprensa para as 11h locais da manhã deste sábado (13h de Brasília).
Em entrevista à emissora Fox News, o presidente dos EUA informou que Maduro está sendo transportado para Nova York em um navio da Marinha americana.
Trump disse que o futuro da Venezuela após o fim do regime chavista ainda será decidido, mas adiantou que os EUA estarão “fortemente envolvidos” com a indústria petroleira da Venezuela.
Ele disse ter acompanhado ao vivo a captura de Maduro, que foi transmitida pelos agentes americanos que participaram da missão. Afirmou também que o ataque estava previsto para ocorrer quatro dias atrás, mas teve de ser adiado devido às condições climáticas.
O americano mencionou a conversa que teve com Nicolás Maduro há uma semana e disse que o governo venezuelano tentou negociar um fim pacífico do regime, o que foi rejeitado. “Eles quiseram negociar no final, mas eu não quis”, disse Trump à Fox News.
Petróleo e terras raras
A investida das forças americanas contra a Venezuela tem o combate ao tráfico de drogas como cortina de fumaça, mas os reais objetivos de Donald Trump são outros. O primeiro está relacionado a um posicionamento político na região, fazendo frente à China e à Rússia, conhecidos aliados do regime de Nicolás Maduro. Em matéria anterior, por ocasião das ameaças de Trump à Venezuela, o UCHO.INFO antecipou o interesse geopolítico americano.
Em outro vértice da questão está o interesse dos EUA no petróleo venezuelano, já que o país sul-americano é detentor da maior reserva global do produto. É importante lembrar que a China, há anos, comprou enorme quantidade de petróleo venezuelano, com pagamento antecipado.
Em relação às chamadas terras raras, os EUA precisam se contrapor a Pequim, uma vez que o gigante asiático é o maior produto de minérios essenciais para tecnologias de ponta, como carros elétricos, turbinas eólicas, celulares, lasers e defesa. O Brasil possui grandes áreas de terras raras.
O termo “terras raras” não tem relação com a baixa quantidade de minérios essenciais, mas com a difícil extração e processamento em concentrações viáveis
“Narcoterrorismo”
Marco Rubio, secretário de Estado dos EUA, acusou Maduro de chefiar uma organização “narcoterrorista” – termo que vem sendo utilizado por Washington para justificar os vários ataques americanos a embarcações que supostamente estariam transportando drogas para o país, entre outras ações.
“Maduro não é o presidente da Venezuela e seu regime não é o governo legítimo. Maduro é o chefe do Cartel de Los Soles, uma organização narcoterrorista que assumiu o controle do país. Ele está sob acusação por tráfico de drogas nos Estados Unidos”, afirmou Rubio, em postagem na rede social X. (Com agências internacionais)






