
Os brasileiros foram às urnas neste domingo (4) mais uma vez à sombra da polarização. De acordo com os dados do sistema de totalização de votos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o primeiro turno registrou abstenção de 21,08%, equivalente a 33,4 milhões de eleitores.
Distrito Federal
A governadora Celina Leão (PP) e Leandro Grass (PT) disputarão o segundo turno da eleição para o governo do Distrito Federal. Os dois candidatos foram os mais votados no primeiro turno, realizado neste domingo (4).
Celina terminou a apuração em primeiro lugar, com 49,93% dos votos válidos, ou 824.910 votos. Grass ficou em segundo, com 34,47%, equivalente a 569.582 votos.
Os demais candidatos obtiveram: Paula Belmonte (PSDB), 8,51%; Kiko Caputo (Novo), 4,36%; e Cappelli (PSB), 2,23%.
Senado: Michelle Bolsonaro (PL) e Bia Kicis (PL)
Goiás
Daniel Vilela foi reeleito governador de Goiás neste domingo (4), no primeiro turno das eleições de 2026. O candidato do MDB obteve 58,82% dos votos válidos, o equivalente a 1.947.517 votos, de acordo com o TSE.
Vilela ficou à frente de Wilder Morais, que recebeu 22,25% dos votos. Na sequência, aparecem Luis Cesar Bueno, com 9,74%; Marconi Perillo, com 8,82%; Luciana Amorim, com 0,33%; e Danilo da Silva, com 0,03%.
Atual governador de Goiás, Daniel Vilela assumiu o cargo em março de 2026, após a renúncia de Ronaldo Caiado. Formado em Direito, foi vereador, deputado estadual e deputado federal. Também presidiu a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara.
Senado: Gustavo Gayer (PL) e Gracinha Caiado (União Brasil)
Mato Grosso
Otaviano Pivetta foi reeleito governador de Mato Grosso neste domingo (4), no primeiro turno das eleições de 2026. O candidato do Republicanos obteve 61,7% dos votos válidos, o equivalente a 985.996 votos, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Pivetta ficou à frente de Wellington Fagundes (PL), que recebeu 22,97% dos votos. Na sequência, aparecem Doutora Natasha (PSD), com 15,08%; Rafaell Milas (Missão), com 0,56%; Sargento Laudicério (Agir), com 0,18%; e Maurício Coelho (Mobiliza), com 0,15%.
Atual governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta assumiu o cargo em março de 2026, após a renúncia de Mauro Mendes. Foi prefeito de Lucas do Rio Verde por três mandatos e vice-governador por dois mandatos. Em 2026, disputa a eleição para permanecer no cargo.
Senado: Mauro Mendes (União Brasil) e Zé Medeiros (PL)
Mato Grosso do Sul
Eduardo Riedel foi reeleito governador de Mato Grosso do Sul neste domingo (4), no primeiro turno das eleições de 2026. O candidato do PP obteve 67,36% dos votos válidos, o equivalente a 763.725 votos, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Riedel ficou à frente de Fábio Trad (PT), que recebeu 23% dos votos. Na sequência, aparecem Joaõ Henrique Catan (Novo), com 7,47%; Delcidio Amaral (PRD), com 1,09%; Economista Renato Gomes (DC), com 0,44%; Lucien Rezende (PSOL), com 0,34%; Daniel Lemes (PCO), com 0,16%; e Jeferson Bezerra (Agir), com 0,07%.
Eduardo Riedel iniciou sua vida pública em 2015, quando assumiu a Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov) no governo de Mato Grosso do Sul. Foi presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae e diretor da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), além de ter sido secretário estadual de Governo e de Infraestrutura.
Senado: Reinaldo Azambuja (PL) e Capitão Contar (PL)



