Greve dos trabalhadores da aviação foi suspensa, mas caos nos aeroportos deve continuar

Paralisação suspensa – Após rápida assembleia realizada na manhã desta quinta-feira (23) no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, os sindicatos dos trabalhadores do setor aéreo decidiram suspender a greve por melhores salários marcada para começar nas primeiras horas da antevéspera do Natal em todo o País. A decisão foi comunicada pelo comandante Gelson Fochesato, presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas.

“Nós sentimos que a sociedade já vem há alguns dias muito preocupada com a questão [da greve] e, atendendo a este anseio, a categoria decidiu cumprir a decisão judicial e suspender a greve”, explicou Fochestao, ao fazer referência à decisão do Tribunal Superior do Trabalho, que na noite anterior concedeu liminar determinando que fossem mantidos em atividade 80% dos funcionários das companhias aéreas entre esta quinta-feira e o próximo dia 2 de janeiro. “Entretanto, nós voltaremos a discutir a greve no início de janeiro, após esta época de Natal e Ano Novo”, emendou o comandante.

A decisão de suspender temporariamente a greve foi a mais acertada, pois além de não prejudicar ainda mais os passageiros, pois o caos nos aeroportos se dará apenas pela falta de vontade do governo federal de solucionar um problema conhecido e que já dura vários anos. Com dimensões continentais, o Brasil carece cada vez mais da aviação comercial para que sejam vencidas rapidamente milhares de quilômetros de distância. Transferir aos sindicatos a responsabilidade por um cenário de desespero nos aeroportos seria salvar um governo corrupto e incompetente, cujo presidente passou oito anos se valendo da pirotecnia oficial para anunciar feitos até agora não convincentes.

Sobre a possibilidade de problemas nos aeroportos, Gelson Fochesato garantiu que a população não enfrentará problemas para viajar durante o período de festas de final do ano. “Mas acreditamos que enfrentarão, sim, problemas no geral, já que as companhias aéreas estão negligenciando o desgaste da tripulação, que está trabalhando acima do limite e em condições adversas”, lembrou o presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, que representa 10 mil profissionais, entre pilotos, comissários e engenheiros de voo.

Faltando dois dias para o Natal, os aeroportos brasileiros registram atrasos superiores a 30 minutos nesta quinta-feira (23); sendo que, de acordo com a Infraero, 42,9% dos voos domésticos tiveram a partida postergada. Dos 266 voos programados, 114 partiram depois do horário previsto e quatro foram cancelados. Os aeroportos com maior número de voos atrasados são os de Salvador (25), Fortaleza (22), Manaus (21), Belém (19), Recife (12), São Luís (12), Cuiabá (12) e Rio de Janeiro – Galeão (11).