Campanha pelas prefeituras é antecipada, como em Joinville, que divide o PT e o PMDB

Troco – Em meio a uma crise financeira e a um baixo índice de aprovação popular, o prefeito de Joinville, Carlito Merss (PT), enfrenta sérios problemas na esfera política. A maior cidade de Santa Catarina em população e em arrecadação, já vive um clima que antecipa as eleições municipais previstas para outubro de 2012.

A discussão de candidatos aos pleitos não é um caso único da cidade catarinense, mas um fenômeno que acontece na maioria dos municípios. É o caso de São Luís, no Maranhão, de São Paulo e Porto Alegre. Na capital gaúcha, há mais de dez nomes listados para concorrer à prefeitura, entre eles o da senadora Ana Maria Lemos (PP-RS).

Ela estaria em primeiro lugar numa pesquisa eleitoral que circulou nesta semana. Ana Amélia Lemos, no entanto, afirma que não será candidata. “Deus me livre”, espantou-se ao ser questionada pela reportagem do ucho.info sobre o assunto no plenário do Senado Federal. “Não serei candidata de jeito nenhum”, garante.

No caso de Joinville, o processo eleitoral foi acelerado com a filiação do empresário Udo Dohler ao PMDB. O ato foi prestigiado na segunda-feira (25) por pesos-pesados da política local, inclusive por iminentes empresários que enxergam no empresário do ramo têxtil uma espécie de Rudy Giuliani.

A filiação de Dohler custou caro ao senador Luis Henrique da Silveira, que comanda o PMDB estadual há vários anos. O prefeito Carlito Mers decidiu extinguir todas as secretarias regionais, um projeto implantado quando Luiz Henrique era prefeito da cidade e que servia como um cabide de emprego para os peemedebistas.

A decisão faz parte de um pacote de 60 medidas anunciadas na quinta-feira (28) e que estão centradas em em cinco grandes eixos: modernização administrativa, cortes de despesas, qualificação da receita, ambiente de investimento e valorização do servidor. Na parte administrativa, um projeto de lei que será enviado à Câmara para reduzir as 14 secretarias regionais em cinco gerências, mais a Intendência de Pirabeiraba.