Adiada a decisão do Campeonato Brasileiro, cidade de São Paulo é transformada em palco da rivalidade

Fica para depois – A festa corintiana pela conquista antecipada do Campeonato Brasileiro 2011 estava programa e tinha tudo para acontecer, mas nos minutos finais da partida entre Vasco da Gama e Fluminense a história mudou.

Líder do Brasileirão, o alvinegro paulistano foi a Florianópolis no final de semana para enfrentar o Figueirense, comandado pelo técnico Jorginho, ex-auxiliar de Dunga na seleção brasileira. No Estádio Orlando Scarpelli, o Corinthians enfrentou dificuldades e passou alguns sufocos, o que não foge à história de conquistas do clube. Com um gol de Liédson, o Timão colocou a mão na taça, mas a comemoração definitiva dependia ainda do resultado da partida que teve lugar no Estádio João Havelange, o Engenhão.

Os resultados da penúltima rodada deixaram a decisão para o próximo domingo, 4 de dezembro. O Vasco da Gama, que briga com o Corinthians pelo título, terá pela frente o Clube de Regatas Flamengo. Por sua vez, o Corinthians será um dos protagonistas de um clássico do futebol nacional que sempre é marcado pela rivalidade e principalmente pela violência fora dos estádios. O alvinegro enfrentará o Palmeiras no Estádio Paulo Machado de Carvalho.

Para sagrar-se campeão o Corinthians precisa apenas de um empate. O Vasco precisa vencer o Flamengo e torcer por uma derrota do Corinthians diante do Verdão. O chileno Valdivia, jogador do Palmeiras, disse que é uma questão de honra derrotar o rival.

Técnico do Corinthians, o gaúcho Adenor Leonardo Bachi, o Tite, terá uma semana para preparar o time para a final. “Vou ficar feliz pelo título conquistado, se merecermos. Não vou ficar pela derrota do outro”, declarou Tite após a partida em Florianópolis. “É muito pobre o cara se motivar para ferrar o outro”, completou.

Luiz Felipe Scolari, o experiente treinador do Palmeiras, preferiu contextualizar ao ser questionado sobre a possibilidade de a equipe de Palestra Itália vencer e transforma o sonho corintiano em pesadelo. “Nós não temos prazer de deixar em ser campeão ou não. Temos prazer de jogar e ganhar. Temos que jogar e ganhar. Não vejo nos preocuparmos com os outros se nossa casa ainda não está limpa”, disse Scolari após seu time derrotar o São Paulo Futebol Clube por um gol a zero, no Pacaembu.