PT indica deputado ligado a José Dirceu para a relatoria da CPMI que investigará Cachoeira

Coincidência zero – Depois de muita polêmica e suspense, o Partido dos Trabalhadores anunciou nesta terça-feira (24) o nome do relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito criada para investigar as conexões do contraventor goiano Carlos Augusto Ramos. Trata-se do deputado federal Odair Cunha, de Minas Gerais, tido como um moderado dentro do partido, se que moderação é algo possível no PT.

A escolha surpreendeu a bancada petista, que apostava na indicação de Paulo Teixeira, mas a explicação dada pelo PT é que Cunha fará a conexão entre o Palácio do Planalto, onde goza de bom trânsito, e a legenda. Fora isso, a escolha de Odair Cunha se deve ao fato de o PT não querer estrear na CPI a reboque de um confronto com a oposição.

Logo após o anúncio do seu nome, Odair Cunha disse que a CPI não pretende blindar o governo na CPI do Cachoeira e que inicialmente trabalhará com as informações contidas no inquérito da Polícia Federal.

Para quem pouco conhece os bastidores da política nacional, as explicações acerca da escolha do relator chegam a convencer, mas Odair Cunha, para quem não sabe, é ligado ao ex-ministro José Dirceu, que foi contratado como consultor pela Delta Construções, empreiteira que mais cresceu sob o manto do governo Lula.