Inadimplência de empresas dispara e Banco Central revê para cima previsão de inflação em 2012

Conta não fecha – O Brasil cada vez mais mostra ser o país onde a tranca é colocada na porta depois do arrombamento e da fuga do ladrão. Nesta segunda-feira (30), a Serasa Experian divulgou mais um dado que mostra novamente a equivocada política econômica adotada pelo governo do PT. A inadimplência das pessoas jurídicas registrou aumento de 18,8% em março sobre o mesmo período do ano passado, de acordo com a instituição.

Segundo a Serasa Experian, em relação a fevereiro o avanço da inadimplência das pessoas jurídicas foi de 11,06%. No acumulado do ano (até março), em comparação ao mesmo período de 2011, o crescimento da inadimplência das empresas foi de 21,01%.

Nesta mesma segunda-feira, a Caixa Econômica Federal anunciou a redução das taxas de juro para linha capital de giro destinado a empresas. Ou seja, a ajuda, se é que assim pode ser considerada, veio depois do estrago consumado. A falta de planejamento por parte do governo e a visão de curto e médio prazo das autoridades chega a impressionar até os mais incompetentes economistas do planeta.

Alta da inflação

A situação torna-se ainda mais preocupante diante das previsões do Banco Central, que alterou para 5,12% a inflação em 2012. Sempre lembrando que o índice de inflação anunciado pelos órgãos oficiais jamais refletem a dura realidade enfrentada pela população.

Essa conjunção de fatores proporciona um cenário não tão confortante, resultado da bolha de virtuosismo que o então presidente Luiz Inácio da Silva vendeu ao mundo. O mais interessante é que até agora, desde a saída de Lula, nenhum petista arriscou falar da herança maldita deixada pelo ex-metalúrgico.