Tudo igual – A mais nova pesquisa de opinião (Ibope) sobre a disputa pela prefeitura de São Paulo não trouxe novidades. Contratada pelo jornal “O Estado de S. Paulo” e pela Rede Globo, a pesquisa mostra que Celso Russomanno, candidato do PRB e da Igreja Universal do Reino de Deus, tem 35% das intenções de voto. José Serra, do PSDB, tem 19%, enquanto o petista Fernando Haddad tem 15%.
Deixando de lado o quadro que aponta os três primeiros colocados na corrida rumo à prefeitura paulistana, a pesquisa traz dados interessantes. A participação de Dilma Rousseff na campanha de Haddad em nada ajudou o candidato petista, que continua na mesma posição e com percentual de intenção de voto idêntico ao da pesquisa Datafolha, antes da entrada da presidente em cena. O mesmo acontece em relação à participação de Lula, que impôs Fernando Haddad como candidato.
De igual modo a participação do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso não beneficiou o candidato José Serra, que perdeu um ponto percentual na comparação com a pesquisa Datafolha, mas a situação pode ser considerada idêntica em razão da margem de erro, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Também ficou claro que o engajamento religioso de Celso Russomanno e José Serra não produziu qualquer feito positivo para ambos os candidatos em relação ao eleitorado. Russomanno continua liderando as pesquisas, com o mesmo percentual registrado na pesquisa Datafolha, considerada a margem de erro. Ou seja, por mais que as pesquisas evidenciem a ordem dos candidatos na disputa, o resultado da eleição para a prefeitura da maior cidade brasileira continua sendo uma incógnita, pois são grandes de surpresas acontecerem até o dia da votação.