Estratégia nova – A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que investigará denúncias de corrupção na Petrobras terá o respectivo requerimento protocolado até quarta-feira (2). O anúncio foi feito pelos líderes da oposição, após reunião realizada no Senado nesta terça-feira. De acordo com o líder do Democratas na Câmara dos Deputados, Mendonça Filho, a oposição já tem o apoio de 192 deputados, acima das 171 assinaturas mínimas necessárias para a instalação da CPI. A coleta de assinaturas, já iniciada, será intensificada durante almoço desta terça (1) com parlamentares da oposição.
“Tem uma manifestação já clara na base do governo em partidos como PT, PMDB, PR de que apoiarão a criação da CPI. Temos firme convicção que até amanhã vamos coletar todas as assinaturas necessárias para CPI mista seja instalada. Fizemos, inclusive, uma radiografia envolvendo a votação que aprovou a criação da comissão externa relativa à SBM e o apoiamento que foi oferecido a CPI, subscrita pelos quatro líderes da oposição, e a gente tem ampla maioria para atingir o número de assinaturas até amanhã”, afirma Mendonça Filho.
A comissão apurará, principalmente, suspeitas de superfaturamento na compra da refinaria de Pasadena (EUA), denúncias de desvios de recursos nas obras da refinaria de Abreu e Lima, em Pernambuco, e pagamento de propina pela empresa holandesa SBM Offshore a funcionários da Petrobras.
“Há uma pressão social muito grande e os fatos são muito graves e relevantes. A sociedade não quer ver essa sujeira envolvendo a Petrobras sendo posta debaixo do tapete. E o Congresso vai cumprir sua função constitucional de fiscalizar o Executivo”, destaca.