Minuto de silêncio – O treinador Francesc Vilanova i Bayó, mais conhecido como Tito Vilanova, ex-técnico do Barcelona, morreu nesta sexta-feira (25), aos 45 anos, na Espanha, em decorrência de câncer na glândula parótida, doença diagnosticada em novembro de 2011. Logo após o anúncio do grave problema de saúde, Vilanova passou por uma cirurgia de quase dez horas para a retirada do tumor. O treinador foi submetido a uma cirurgia na noite de quinta-feira (24), no hospital de Quirón, em Barcelona, mas não resistiu.
O treinador assumiu o comando futebolístico do clube catalão em agosto de 2012, onde permaneceu até de 2013, tendo conquistado o Campeonato Espanhol da temporada passada. Vilanova deixou o comando do onze merengue em dezembro de 2012 para fazer um tratamento nos Estados Unidos, mas retornou ao posto no final da temporada 2012/2013. Na época, Tito Vilanova foi substituído por seu auxiliar, Jordi Roura.
“O clube deseja expressar as mais profundas condolências à família de Tito Vilanova, que compartilhou os momentos de dor, juntamente com os amigos e os fãs do Barcelona. Por vontade da família Vilanova , por favor, respeitem seu desejo de viver na mais estrita intimidade estes momentos após a morte”, destacou a direção do Barcelona por meio de nota.
Quando deixou o Barcelona, Vilanova foi substituído pelo argentino Gerardo “Tata” Martino, que deve encerrar seu contrato com o clube catalão logo após a Copa do Mundo. Martino é cotado para assumir o cargo de técnico da seleção argentina.