Camisa de força – A senadora Gleisi Hoffmann confirma que, assim como o PT, tem o autoritarismo no DNA. Acostumada a intimidar e processar jornais e blogs que ousem criticá-la – o ucho.info é um dos que estão na mira da petista –, agora a senadora se superou e conseguiu a condenação, com direito a multa de R$ 5 mil, do deputado Ademar Traiano (PSDB-PR), líder do governo na Assembleia Legislativa do Paraná.
O crime praticado pelo deputado foi tecer críticas à perseguição que Gleisi, primeiro como ministra chefe da Casa Civil e depois como senadora, moveu contra o próprio estado durante anos, bloqueando empréstimos e sonegando recursos federais, na expectativa de que esses prejuízos facilitassem seu projeto pessoal de se eleger governadora do Paraná.
A estratégia, ao que tudo indica, foi um tiro no pé, porque os paranaenses, em parte devido às denúncias, como as do deputado Traiano, se deram conta da ação nefasta de Gleisi e por conta disso sua candidatura não decola.
A ação de Gleisi contra o deputado será contestada porque se fundamenta na alegação de que os artigos são “propaganda eleitoral antecipada”, mas eles foram produzidos e publicados em um período em que a senadora não era candidata. Gleisi se mostrou inconformada também com a denúncia de que agiu como senadora para ocultar as malfeitorias do PT na Petrobras e que atacou o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, para defender os mensaleiros.
“Ao se unir ao coro dos que tentam aviltar Barbosa, Gleisi Hoffmann mancha sua biografia – já maculada pela perseguição sem trégua que move contra o Paraná”, escreveu Traiano. Segundo o deputado, Gleisi se alinhou a mais lastimável postura do PT, que tentou “transformar os mensaleiros criminosos em heróis e o juiz em réu”.
A falta de equilíbrio da senadora e sua sanha em perseguir o Paraná rechearam artigo em que o deputado enumera as ações de Gleisi que beiravam o desvario. No Senado, por exemplo, Gleisi articulou contra projeto que reduz a dívida dos estados, que seria particularmente benéfico ao Paraná.
O deputado lembrou que Gleisi foi fundamental para derrubar a PEC que reduzia a maioridade penal para crimes hediondos, contrariando a opinião da maioria dos paranaenses. Atacou Joaquim Barbosa para defender os mensaleiros. E como verdadeiro “buldogue palaciano” integrou a tropa de choque petista que tentou melar a CPI da Petrobras.
“A tal ponto Gleisi se excedeu que o blogueiro Reinaldo Azevedo (Veja e Folha de S. Paulo), ficou espantado e afirmou que a senadora tinha enlouquecido: “Gleisi perdeu o juízo””, lembrou o deputado.