Pan: falha no som marca disputa no nado sincronizado; equipe brasileira terminou na quarta colocação

nado_sincronizado_03Parafuso solto – A cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos de Toronto (CAN) não foi realizada, porém, após três dias de competições, nova falha foi registrada na quinta-feira (9). Desta vez, a falha aconteceu na rotina técnica por equipes do nado sincronizado.

Durante a apresentação da equipe time mexicana, o sistema de som falhou e a música com a qual elas se apresentavam parou de tocar. As atletas continuaram a apresentação apenas embaladas pelos aplausos do público que compareceu em bom número ao Parque Aquático. Entretanto, logo depois, as atletas ficaram na água sem saber se continuavam a apresentação ou a encerravam.

Por causa da falha, elas receberam da organização uma nova chance para fazerem sua apresentação. Na segunda tentativa, elas cativaram novamente os torcedores e deixaram a piscina ovacionadas. Elas ainda conseguiram nota 85,6740, e terminaram na segunda colocação, atrás somente do Canadá, que fez 87,9094.

O time brasileiro não teve motivo para deixar a piscina satisfeito. A equipe nacional obteve a nota 80,8605 e terminou somente na quarta colocação. Os Estados Unidos, com 82,6018 acabaram em terceiros. “Nadamos com toda nossa alma, mas este não era o resultado esperado. Temos de rever o nosso nado e o das outras equipes para ver quais foram erros e tentar melhorar para o sábado (quando ocorre a rotina livre a a definição de medalhas). Esta foi apenas uma batalha, a guerra não acabou. Ainda estamos vivas na briga pela medalha”, ressaltou Lara Teixeira.

“Não fizemos nada diferente do que vínhamos fazendo nos treinos. Mas agora temos de focar no nosso. Treinar, treinar e treinar para conseguir a recuperação”, afirmou Bia Feres.

A rotina livre, cujo somatório com a apresentação desta quinta-feira resultará na nota final, será realizada às 16h (de Brasília) do sábado.

O Brasil tentará ao menos repetir o resultado alcançado em Guadalajara-2011, quando acabou com o bronze. (Danielle Cabral Távora)

apoio_04