É hora de dormir – Existem três tipos de insônias. A primeira é a chamada “inicial”, quando o indivíduo demora para pegar no sono. Depois vem a chamada insônia de “manutenção”, quando se desperta no meio da noite e há dificuldade em voltar a dormir. Por fim, a menos comum, “terminal” que se caracteriza pelo despertar precoce, quando o indivíduo acorda muito antes do horário que se desejaria, mas não consegue voltar a dormir.
Uma vez ou outra ter problema para dormir é comum. Entretanto, se isso acontece pelo menos uma vez por semana, trata-se de “insônia crônica” e deve ser tratada. O primeiro passo é procurar um clínico geral que investigará a origem do problema. Ela pode ser psicológica, neurológica, respiratória, etc.
A partir do diagnóstico é que se define a maneira adequada do tratamento. Porém, é preciso ter cuidado com medicações que causam dependência.
É a partir do diagnóstico é que se define a maneira adequada do tratamento. Mas é preciso ter cuidado com medicações que causam dependência.
Algumas dicas para tentar reverter a situação:
– Limite o consumo de cafeína presente no café, chás, colas, chocolates, etc.
– Certos medicamentos descongestionantes podem ser tão estimulantes quanto à cafeína;
– Exercite-se regularmente, pois a prática de exercícios ajuda a relaxar, mas não deve ser feito próximo ao horário de dormir;
– Pesquise sobre técnicas de relaxamento para fazer antes de dormir;
– Tome um copo de leite morno antes de dormir, pois o leite ajuda a relaxar os músculos e induzir o sono;
– Experimente beber chás à base de ervas como camomila, erva-doce, erva-cidreira, etc.
– O quarto deve estar totalmente escuro e com uma temperatura agradável;
Caso não consiga dormir depois de trinta minutos deitado, levante-se e distraia-se com alguma atividade tranquila. Ficar na cama pode aumentar a ansiedade e irritação.