Lula aborda questão ambiental no “Café com o Presidente”

Babel tupiniquim –

O tema do programa radiofônico “Café com o Presidente” desta segunda-feira foi a Floresta Amazônica. O presidente Lula da Silva anunciou que o governo federal convocará os prefeitos das áreas onde o desmatamento é mais intenso para é fortalecer a fiscalização. “Estamos reforçando a fiscalização para ver se nós conseguimos, definitivamente, melhorar essa situação”, disse o presidente, que garantiu que, nos últimos anos, o desmatamento diminuiu: “Neste último ano, reduzimos em mais de 45% o desmatamento, coibindo a impunidade ambiental e tirando o crédito dos desmatadores”.
Lula também se disse preocupado com a questão da água, e apontou o Plano Decenal de Saneamento como solução para o problema explicado didaticamente pelo presidente. “Se destruirmos nossas matas, que protegem os rios, faltará água. Por isso, nós temos que trabalhar muito com o Plano Decenal de Saneamento para limpar os nossos recursos hídricos, para garantir a água para beber, para agricultura, para energia”, ensinou Lula.
A contradição no discurso digno de messias ambiental de Lula, no entanto, tem nome. Aliás, tem dois nomes. O primeiro é Marina Silva, atual senadora pelo PT do Acre, que deixou o ministério do Meio Ambiente após falta de apoio do governo aos projetos ambientalistas. O segundo nome é Carlos Minc, que comanda atualmente a pasta. O ministro reclamou na última semana dos companheiros do governo, que estariam prejudicando os projetos referentes ao meio ambiente.