Discurso de Lula confirma matéria do ucho.info: saúde de Dilma é precária

Mistério no ar – Político de obras incompletas, Luiz Inácio da Silva, durante a entrega de um trecho inacabado da ferrovia Norte-Sul, ligando Palmas (TO) a Anápolis (GO), disse aos convivas que era preciso apoiar Dilma Rousseff e torcer por sua saúde. “Primeiro eu quero que vocês apoiem a presidenta Dilma. Apoiar ela de coração. Segundo, a gente tem sempre que estar fazendo a nossa reza para que ela [Dilma] esteja com saúde e que ela possa fazer mais e melhor do que eu fiz”, declarou o messiânico Lula.

A fala do presidente-metalúrgico confirma matéria publicada pelo ucho.info no período eleitoral, que levou à retirada do ar do site noticioso mais independente do País. À época, noticiamos que a saúde da agora eleita Dilma Rousseff não era das melhores, preocupava os palacianos e obrigou o PT a colocar em prática um “plano B”, que se materializou com a eleição de expressivo número de parlamentares, o que garante ao partido o status de maior legenda da Câmara dos Deputados e permite sufocar o PMDB em uma eventual chegada de Michel Temer ao cerne do poder.

Logo após um debate político realizado pelo portal de notícias UOL, em São Paulo, a então candidata petista, em entrevista, disse estar curada do câncer linfático que lhe acometeu. Dilma foi alvejada por linfoma não Hodgkin, um tipo agressivo, porém curável, de câncer que ataca o sistema linfático, deixando o paciente extremamente vulnerável a infecções de toda ordem. Não se trata de torcer contra Dilma Rousseff e sua saúde, mas de exigir coerência no trato das coisas, pois o tratamento de um câncer linfático não exige tempo idêntico ao que se dispensa a uma pneumonia. É um tratamento longo e minucioso com consequências imprevisíveis. Fora isso, um paciente que se livrou do câncer só pode dizer que está curado depois de cinco anos da alta médica. Antes disso, recidivas podem acontecer e qualquer palpite será resultado de “achismo”.

Há dias, em conversa com um reconhecido e experiente médico da capital paulista, o editor do ucho.info ouviu uma declaração que deixou um enorme rastro de preocupação, pois o futuro político do País está em jogo. Disse o tal médico, que exigiu sigilo da fonte e responsabilidade na divulgação do assunto, que a saúde de Dilma Rousseff ainda inspira cuidados e causa preocupações. Com quase sessenta anos ininterruptos de total dedicação à profissão, o médico reproduziu o teor da conversa que teve com um colega de faculdade e que atualmente integra a nata da equipe médica do Hospital Sírio-Libanês, um dos melhores e mais cobiçados centros de medicina do País.

Lula da Silva tem razão ao pedir a cada brasileiro para que torça pela saúde da companheira Dilma, mas o mesmo deve ser feito, com a devida antecedência, a milhares de outras pessoas acometidas por câncer e que são reféns do sistema público de saúde, que um dia foi classificado pelo presidente como quase excelente.