Itamar Franco defende Parlamentarismo em encontro do PPS sobre reforma política

Volta aos holofotes – Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), com onze mandatos de deputado federal no currículo, afirma que é a favor de uma reforma política, mesmo que “fatiada”. Entre os pontos principais, o deputado aponta a revisão do financiamento de campanha e a adoção do voto distrital para votações majoritárias. O líder do Democratas, deputado ACM Neto (BA), pensa o contrário. Acha que o melhor é uma reforma política completa que poderia ser muito bem votada neste semestre.

Independentemente do que pensam os políticos, em ritmo lento a questão da reforma da legislação eleitoral começa a entrar na pauta do Congresso Nacional. Nesta segunda-feira (14), o PPS deve discutir e apresentar as suas propostas às comissões especiais da Câmara e do Senado. Na Câmara, o líder do partido da Câmara, Rubens Bueno, a reforma política é a “mãe de todas as reformas”

No encontro a ser realizado no Hotel San Marco, em Brasília, figuras importantes do partido como o ex-presidente senador Itamar Franco (MG), que retorna à mídia por conta de seu mandato de senador da República que começou no dia primeiro de fevereiro.

Itamar é contra a reeleição para os mandatos majoritários (prefeitos, governadores e presidente) e a favor do parlamentarismo. Há outros temas polêmicos, como a lista fechada, o voto distrital e misto e o financiamento público de campanha. O resultado do debate balizará a atuação do PPS nas duas comissões formadas no Congresso Nacional para debater a reforma política.