Kassab quer proteger pedestres, mas calçadas são criminosamente transformadas em estacionamento

Virou baderna – Prefeito da maior cidade brasileira, Gilberto Kassab (PSD) tem se dedicado à consolidação do seu novo partido, o PSD, ao mesmo tempo em que se ocupa com medidas que possam lhe garantir um futuro político sem surpresas. Entre as tantas medidas adotas recentemente pelo alcaide paulistano está uma campanha para dar mais segurança aos pedestres, em especial nas faixas de travessias que marcam o solo das ruas e avenidas da capital dos paulistas. Por conta disso, centenas de faixas foram espalhadas pela cidade, como se isso surtisse algum efeito no comportamento dos motoristas, como sempre mal educados.

Acontece que o problema enfrentado pelos pedestres não está apenas no momento de atravessar a rua, mas também e principalmente nas calçadas, ora tomadas por mesas e cadeiras de bares e restaurantes, ora transformadas em estacionamento privado.

O ucho.info tem sido implacável ao longo dos anos com esses criminosos que, acreditando ser a necessidade de cada algo maior que o direito de todos, estacionam veículos onde deveria ser espaço reservado aos pedestres.

Há dias, a nossa equipe reportagem flagrou um motorista que deixou o próprio veículo estacionado sobre a calçada e foi ao trabalho. Ao perceber que seu carro estava sendo fotografado, o abusado motorista perseguiu os profissionais e fez ameaças, como se cobrar o cumprimento da lei fosse um crime hediondo.

Situações como a acima descrita acontecem às centenas nas ruas paulistanas, todos os dias. Na Rua Padre Manoel da Nóbrega, no bairro do Ibirapuera, em frente à Assembleia Legislativa de São Paulo, as calçadas são utilizadas como estacionamento, sem que nenhuma autoridade de trânsito tome qualquer providência.

No número 1.502, onde funciona uma academia de ginástica (Holiday Academia), a calçada, que deveria ser exclusividade dos pedestres, funciona como área de manobra e estacionamento. Na manhã desta terça-feira (31), o ucho.info flagrou a dificuldade dos transeuntes para vencer os carros parados sobre a calçada, sempre sob o olhar debochado de um manobrista que ameaça aqueles que reclamam.

Mais adiante, os funcionários de uma obra simplesmente transformaram a calçada em espaço para o funcionamento de uma betoneira de concreto, sem deixar aos pedestres uma opção de circulação. Quem quisesse fazer valer o direito de ir e vir que se arriscasse pela movimentada rua.

Resta saber quais providências serão tomadas pelo prefeito Gilberto Kassab e pelo presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego, pois a cidade de São Paulo não pode ser transformará em terra sem lei.