PMDB prepara carta de seguro ao anunciar nomes e candidaturas próprias à Presidência

Carta na manga – O presidente em exercício da executiva nacional do PMDB não esconde o jogo. Em sete encontros regionais realizados pelo Brasil até agora, o senador Valdir Raupp (RO) fez discursos em que defendeu candidaturas próprias do partido nas eleições presidenciais de 2014.

O refrão será repetido no sábado (4), em São Paulo, quando o partido recebe de braços abraços o deputado federal Gabriel Chalita, egresso do ninho tucano. A festa de filiação servirá também para lançar o parlamentar como pré-candidato à prefeitura de São Paulo no pleito do ano que vem. A pré-candidatura provoca arrepios no templo petista, já que há pelo menos três nomes dispostas a disputar as eleições em substituição a Gilberto Kassab (PSD).

O ato na principal capital brasileira resume um posicionamento dos caciques peemedebistas. A ordem é lançar nomes do partido para todas as 5,6 mil prefeituras. Quando isso não for possível, o PMDB vai coligar preferencialmente com o PT. Mas esta não será a regra que será cumprida à risca.

A reedição do acordo partidário que juntou as duas siglas depende do comportamento dos filiados e dos petistas nos próximos meses. É por isso que Valdir Raupp tem repetido o mantra de candidatura própria, inclusive sugerindo nomes, o do governador do Rio, Sérgio Cabral Filho, e do vice-presidente da República, Michel Temer.

Seria uma espécie salvo-conduto para turbulências políticas futuras. Nas coxias peemedebistas todo cuidado é pouco diante de um parceiro suscetível a crises internas e que não deixa espaços para os aliados na administração federal. Ambos travam uma luta fisiológica pelo controle das repartições públicas e estatais.

A movimentação do PMDB foi provocada por sinais do próprio PT. Há uma discussão muito discreta em torno do nome do governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Em 2014 ele poderia ser candidato a vice-presidente na chapa com o PT, certamente com Lula da Silva à frente. Os dois partidos têm boa sintonia e Campos têm aparecido com frequência no Palácio do Planalto.

Nesta semana, ele foi o governador escolhido para falar no final da reunião que discutiu as providências que seriam tomadas nos preparativos da Copa do Mundo de 2014. Ao lado do ministro dos Esportes, Orlando Silva Júnior, estava outro pessebista, o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda.

Valdir Rauup confirmou à reportagem do ucho.info que tem falado em nomes e candidaturas próprias. Mas desconversa ao afirmar também que tem tido falado com o presidente nacional do PT, Rui Falcão. “Nosso objetivo é reeditar a coligação”, resume.